O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aplicou, no período de 12 a 29 deste mês, 3.032 exames teóricos no modelo do novo processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A medida foi estabelecido pela Resolução nº 1.020, de 1° de dezembro de 2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Antes de realizar a prova, é necessário fazer o curso teórico, que pode ser feito por meio do aplicativo CNH do Brasil, em autoescolas, escolas públicas de trânsito (EPTs), instituições de ensino de trânsito (IETs) ou em órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.
O exame teórico é composto por questões de múltipla escolha, com quatro alternativas de resposta e apenas uma correta.
A prova contém 30 proposições que são extraídas do Banco Nacional de Questões, organizado e mantido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A duração do exame é de 80 minutos, com tempo dobrado para candidatos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou transtorno do espectro autista (TEA).
Para a aprovação, o candidato deverá alcançar, no mínimo, vinte acertos.
O Detran-DF disponibiliza, por meio do Portal de Serviços, o agendamento eletrônico para o exame teórico, permitindo que o próprio candidato escolha a data, o local e o horário para a realização da prova.
O sistema libera o agendamento após o registro da conclusão do curso teórico.
Para agendar a prova teórica, o candidato deve acessar o Portal de Serviços do Detran-DF, clicar na aba CNH e, em seguida, em Marcação de Exames CNH, confirmando os dados pessoais.
Na sequência, é possível optar por uma das unidades do Detran-DF onde o exame é aplicado, selecionar a data e o horário e, por fim, gerar o comprovante de marcação.

