O ASSUNTO É

GDF lança Rota do Cicloturismo e miniguia para pedalar por Brasília

Publicado em

A Secretaria de Turismo (Setur-DF) lança oficialmente a Rota do Cicloturismo e o miniguia Para Andar de Bike em Brasília. A iniciativa se dar no dia em que a Lei nº 7.403/2024, conhecida como Lei do Cicloturismo do Distrito Federal, completa dois anos.

A medida amplia as opções de lazer e turismo sustentável para moradores e visitantes da capital, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte e como ferramenta de vivência turística.

O miniguia apresenta roteiros que percorrem alguns dos principais atrativos turísticos de Brasília, com trajetos variados que atendem desde ciclistas iniciantes até os mais experientes.

A Rota do Cicloturismo reúne percursos que passam por pontos emblemáticos da cidade, como o Eixo Monumental, Memorial JK, Praça dos Cristais, Rota do Eixão, Parque da Cidade e Ermida Dom Bosco.

Se expande também para Jardim Botânico, Parque Nacional da Água Mineral, Floresta Nacional, Parque Vivencial do Lago Norte, Parque Ecológico das Copaíbas e o Parque Ecológico Península do Lago Sul.

O material traz ainda sugestões de trajetos com distâncias menores e maiores, incluindo vias asfaltadas, ciclovias e ciclofaixas. Entre os destaques estão o Pedal Monumental, o Circuito Parque Modernista e o Pedal Memorial Nacional.

O Pedal Monumental percorre locais como o Memorial JK, Estádio Mané Garrincha, Torre de TV, Catedral Metropolitana, Museu Nacional, Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.

O Circuito Parque Modernista passa pela Torre de TV, Parque da Cidade, Espaço Renato Russo, Superquadra Modelo 308 Sul, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e Santuário Dom Bosco.

O Pedal Memorial Nacional inclui o Planetário de Brasília, Palácio do Buriti, Praça dos Cristais, Catedral Rainha da Paz, Memorial JK, Memorial dos Povos Indígenas, Ponte JK e a Rodoviária do Plano Piloto.

O miniguia apresenta ainda duas rotas turísticas especiais. Atualmente, o Distrito Federal conta com 727 quilômetros de ciclovias, além de 90 quilômetros em obras, sob responsabilidade do DER-DF e da Secretaria de Obras (SODF).

O Governo do Distrito Federal também mantém parceria com as empresas TemBici e JET, que oferecem serviços de locação de bicicletas por meio de aplicativos.

Ao todo, são 530 bicicletas distribuídas em 70 estações, operadas por permissão do GDF, sendo as empresas responsáveis pela infraestrutura e pela operação dos sistemas de bicicletas e patinetes.

A legislação define o cicloturismo como a atividade turística que utiliza a bicicleta como meio de transporte e estabelece diretrizes para a criação de circuitos e rotas, considerando aspectos ambientais, históricos, culturais e sociais, além de priorizar vias com menor fluxo de veículos motorizados e a participação popular.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Venda só pela internet de jogo Flamengo x Corinthians no DF gera apuração

Ofício foi enviado com o objetivo de apurar se os ingressos foram vendidos apenas pela plataforma digital, sem que houvesse bilheteria física para a compra

Mais Radar

Estão abertas inscrições para o curso Mecânica para Mulheres

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) está com inscrições abertas para o...

Prazo para instalar QR Code em carros de aplicativo vai até fevereiro

Foi ampliado o prazo para instalar o QR Code nos veículos...

Restaurantes Comunitários do DF servem uma refeição a cada dois segundos

Ao longo de 2025, os Restaurantes Comunitários do Distrito Federal serviram...

Prorrogadas inscrições para Educação de Jovens e Adultos

A Secretaria de Educação (SEEDF) prorrogou o prazo de inscrições para...

Projeto leva cidadania e serviços públicos a catadores do DF

Nesta quinta-feira (15), o Governo do Distrito Federal fará um mutirão...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.