O ASSUNTO É

POLÍTICOS SE DIVIDEM EM TRÊS VIAS PARA CHEGAR AO BURITI EM 2018

Publicado em

Em pouco mais de um ano para as eleições majoritárias de 2018, os políticos de Brasília se acomodam em três grupos (esquerda, centro e centro direita) na corrida pelo poder. Entre as três vias a mais fragilizada é a que pertence ao governador Rodrigo Rollemberg que dá sinais de não querer disputar a reeleição e não encontra um nome sequer para substituí-lo. Entre a direita e o centro há uma disputa frenética para aumentar a musculatura política

Por Toni Duarte

Nomes como Cristovam (PP) , Frejat (PR), Fraga (DEM), Izalci (PSDB) e Joe Valle (PDT) tem sido disputados dia e noite por Alírio Neto presidente do PTB-DF e pelo empresário Wanderley Tavares, presidente do PRB-DF.

O presidente petebista constrói desde o final de ano passado um grupo de centro direita em que quem tiver melhor avaliado eleitoralmente em março do próximo ano será o escolhido pelo grupo como candidato a governador do Distrito Federal.

O mesmo critério está sendo adotado pelo presidente do PRB, Wanderley Tavares que nas últimas duas semanas tem entabulado conversas com Cristovam Buarque (PPS), Reguffe e Joe Valle (PDT). Alírio também já conversou com os três.

Com uma rejeição que vai além dos 80%, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) aposta no peso da máquina governamental para tentar amarrar alguns partidos em torno dele, como o próprio PRB de Wanderley Tavares, bem como atrair o PSDB de Izalci para o projeto de continuação do governo socialista. Neste ultimo caso, é visível a disputa interna dentro do ninho tucano em que uma banda luta para botar o partido no colo do governador.

Esta semana Rollemberg revelou publicamente que usará a força da máquina para exigir fidelidade canina de seus seguidores. O governador ameaçou tomar os cargos dos deputados distritais, integrantes de sua base aliada, caso não votem favoravelmente no famigerado projeto de lei complementar que autoriza o GDF a gastar o dinheiro das aposentadorias dos Servidores.

Muitos preferem perder o penduricalho que tem no governo do que contrair a catinga impopular do governador e arriscar a própria reeleição nas urnas do próximo ano.

A primeira vítima do que disse Rollemberg foi o deputado Reginaldo Veras (PDT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da CLDF, que detinha alguns cargos no governo de Brasília.

Além de ser declaradamente contra o esquartejamento do dinheiro dos aposentados, o professor Veras é um dos principais entusiastas da candidatura do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, ao governo do DF na próxima eleição.

Joe é aliado histórico de Rollemberg, mas, nos últimos tempos, corre as léguas de um governo que agoniza e sucumbe no conceito popular. Ele também é contra a aprovação do projeto que mexe com o dinheiro do IPREV da forma como foi enviado pelo Executivo.

No frigir dos ovos todos rogam por um “Váde Retro, Rollemberg! ”

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível reduzir o preço do combustível nas bombas. A medida poderá ser implementada nas...

Mais Radar

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.