O ASSUNTO É

Programa conclui formação de 109 mil agentes de saúde em todo país

Publicado em

O Ministério da Saúde anunciou a conclusão da formação de 109 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) vinculados à 2ª turma do programa Mais Saúde com Agente.

Os profissionais atuam em 5,2 mil municípios em todas as 27 unidades federativas do país. Ao todo, a qualificação abrangeu 81 mil Agentes Comunitários de Saúde, que são aqueles responsáveis pela atenção primária das famílias em suas comunidades.

“A iniciativa promove o fortalecimento da atuação dos profissionais na Atenção Primária e na Vigilância em Saúde, além de oferecer cuidado mais humanizado e próximo às comunidades. O Mais Saúde com Agente é o maior programa de formação técnica na área de saúde do país”, destacou a pasta, em nota.

Outros 28 mil Agentes de Combate às Endemias atuam na prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, visitando casas e terrenos para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti.

O Ministério detalhou que mais de 12 mil profissionais participaram do processo, como tutores, preceptores e assistentes locais e regionais. O Mais Saúde com Agente teve formato semipresencial e carga horária de mais de 1,2 mil horas com duração de dez meses, segundo a pasta.

Nesta segunda turma do programa, os cursos incluíram novas disciplinas relacionadas à equidade e ao combate às desigualdades, focando em aperfeiçoar o acolhimento à população.

O Mais Saúde com Agente é uma ação do Ministério da Saúde, realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O programa possui parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

O carnaval que pode derrubar Lula: abuso na Sapucaí com verba pública

Carnaval 2026 virou palanque petista: Acadêmicos de Niterói desfila com o enredo "Lula, o operário do Brasil" com R$ 1 mi da Embratur e verba da prefeitura do Rio. Propaganda antecipada escancarada e o  TSE já tem ações correndo.

Mais Radar

Satisfação de brasileiros com SUS supera média da América Latina

Conforme a pesquisa Confiança em Instituições Públicas na América Latina e...

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas foram realizada em 2025,...

Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina neste domingo (25)

Vai até domingo domingo (25) o prazo para solicitar ajustes ou...

Governo quer que Enamed seja exame de proficiência para médicos

O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame...

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

Cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.