Seis novos caminhões do tipo Truck foram destinados para o serviço tapa-buraco, que atenderá as regiões administrativas do Distrito Federal. Os equipamentos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), são equipados com caçamba térmica e kit completo de manutenção de pavimento.
Será a primeira vez que o DF utiliza caminhões com caçamba térmica. Com a nova aquisição, a massa permanecerá aquecida durante todo o dia, evitando desperdícios e garantindo melhor aderência.
Os veículos foram apresentados na Regional da Novacap, em Ceilândia, na sexta-feira (12). O encontro contou com a presença do presidente da Companhia, Fernando Leite e do diretor de Cidades (Novacap), Raimundo Silva.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF, Fauzi Nacfur Junior também esteve no cerimônia, além do administrador regional de Ceilândia, Dilson Resende e de representantes do GDF.
“A adoção dos caminhões com caçamba térmica transforma a eficiência do tapa-buraco. Antes, o basculante trazia limitações de deslocamento e consequentemente perda de temperatura da massa. Agora, com todo o equipamento integrado, garantimos continuidade na operação, maior precisão e respostas mais rápidas às demandas da população”, disse Walquiria Marra, Chefe do Departamento de Regionais da Novacap.

Com a massa mantida aquecida, o trabalho poderá ser executado em dois turnos. Isso amplia a produtividade e reduz o tempo de resposta às demandas. Antes, a operação se concentrava apenas no período da manhã, porque a massa esfriava rapidamente ao longo do dia.
Segundo o diretor de Cidades da Novacap, Raimundo Silva, a princípio a aquisição é de seis caminhões, mas a partir de 2026, o objetivo é aumentar significativamente a frota para 12 unidades.
“Fomos atrás de tecnologia e trouxemos o que há de mais moderno nessa área, com caminhões que mantêm a temperatura da massa por 10 horas, para atendermos cada vez com mais qualidade à população do DF”, comemorou o presidente da Companhia, Fernando Leite.
Com a redução de acidentes e danos aos veículos, a melhoria impacta diretamente a segurança viária.

