O Fórum de Mulheres na Saúde foi lançado para debate permanente e de construção coletiva de políticas públicas voltadas ao grupo. A iniciativa tem o objetivo de promover a saúde integral das mulheres, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Ministério da Saúde destaca que a criação do fórum reforça o compromisso do governo federal com a equidade de gênero e com a valorização da presença feminina no SUS.
A secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, listou um conjunto de ações do governo federal para promoção dos direitos das mulheres e ampliação do acesso à saúde.
Entre elas, o Programa Dignidade Menstrual, criado em 2024, que já beneficia 3,7 milhões de mulheres e meninas com a distribuição gratuita de 392 milhões de absorventes higiênicos, em um investimento superior a R$ 195 milhões.
Outras políticas estratégicas citadas incluem a Rede Alyne, que destina R$ 1,2 bilhão à atenção materna e infantil, e os espaços conhecidos como Sala Lilás, voltados ao acolhimento de mulheres vítimas de violência.
- Alta demanda faz SUS ampliar teleatendimento a jogadores compulsivos
- Saúde abre consulta pública sobre inclusão de remédio contra câncer
- Governo anuncia R$ 2,2 bi para tratamentos contra o câncer pelo SUS
- Governo lança editais para conectar até 3,8 mil UBS
- Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya
Serão debatidos temas relacionados à saúde das mulheres, como saúde sexual e reprodutiva, atenção ao parto e pós-parto, menopausa, saúde menstrual, violência de gênero, saúde mental e prevenção do câncer. A primeira reunião está marcada para janeiro de 2026.

