Entre janeiro e setembro de 2025 ouve um aumento de 75,6% em turismo no Distrito Federal. Trata-se de 80.966 turistas estrangeiros, em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 46.105 visitantes.
O percentual supera todo o fluxo de 2024, que somou 68.469 turistas internacionais, o que consolida o momento positivo do turismo no país e o destaque de Brasília como porta de entrada estratégica do território nacional.
Brasília tem se destacado como capital de grandes eventos, recebendo shows internacionais, competições esportivas e congressos que fortalecem a economia local.
Os dados apontam que a estimativa de arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) deve subir de R$ 8 milhões em 2022 para R$ 80 milhões em 2025, reflexo direto da movimentação turística e de eventos, entre outras ações.
“O turismo no Distrito Federal tem melhorado muito. Brasília se transformou num centro de eventos, seja durante a semana com eventos institucionais, seja aos finais de semana com eventos festivos e culturais, o que tem melhorado também a renda de todos”, destaca o governador Ibaneis Rocha.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o recorde no número de turistas estrangeiros é resultado de um conjunto de elementos, como a realização de shows internacionais, as partidas de futebol, o fortalecimento do turismo de eventos e a qualidade do Aeroporto Internacional de Brasília.
A ampliação das rotas internacionais diretas ocorreu graças ao apoio do GDF, que reduziu de 12% para aproximadamente 7% o ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV) adquirido pelas companhias aéreas.