O ASSUNTO É

Distrito Federal lidera ranking de segurança viária no Brasil, aponta estudo nacional

Publicado em

O Distrito Federal foi classificado como o local mais seguro do país para dirigir, conforme um estudo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Com nota de até cinco pontos para cada estado, a IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança) avaliou diversos índices de segurança viária entre as 27 unidades da federação.

O DF alcançou quatro pontos, à frente do Rio Grande do Sul (3,86), de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro (3,71) e de São Paulo (3,57). A metodologia se baseia em sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Foram analisados a gestão da segurança no trânsito; vias seguras; segurança veicular; educação para o trânsito; vigilância, promoção da saúde e atendimento às vítimas; normatização e fiscalização e indicadores de mortalidade.

“A partir de um mapeamento feito por uma consultoria especializada, foi possível localizar os tipos de acidentes mais recorrentes no DF e atuar de forma pontual para reduzir ocorrências”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura,  Valter Casimiro.

Também há foco em obras de infraestrutura urbana em regiões que careciam de drenagem e pavimentação, como Vicente Pires e Sol Nascente, para reorganizar a malha viária e melhorar a circulação.

As ações educativas do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) reforçam a importância da responsabilidade no trânsito em diferentes regiões do DF.

As atividades buscam sensibilizar condutores, pedestres, ciclistas e motociclistas sobre os comportamentos seguros e a importância da conscientização coletiva para a redução de riscos no trânsito.

Entre as ações, a pasta conta com a blitz educativa, que orienta motoristas sobre respeito à travessia, uso do celular ao volante e riscos da combinação de álcool e direção; o programa de palestras sobre segurança na travessia de pedestres; e o projeto voltado a entregadores de aplicativos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CPMI da roubalheira do INSS: circo que zomba dos aposentados brasileiros

A CPMI que deveria investigar o desvio bilionário no INSS virou palco de blindagem política. “Careca do INSS” debocha em silêncio autorizado pelo STF e milhões de aposentados seguem sem justiça diante da impunidade escancarada.

Mais Radar

UnDF abre vagas para mestrado acadêmico em ciências da saúde

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital...

GDF intensifica trabalhos preventivos contra a violência no ambiente escolar

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou uma reunião...

INABRA celebra 40 anos no combate ao racismo contra a população negra

O INABRA celebrou 40 anos reafirmando a luta contra o racismo, a valorização da memória afro-brasileira e a inclusão do povo negro na tecnologia, defendendo justiça social, equidade e transformação histórica.

Projeto facilitará estágio para alunos de escolas do DF a partir de outubro

O Termo de Cooperação Técnica que formaliza o Projeto Conecta Mais...

Edital para programas radiofônicos voluntários na Rádio Cultura FM é lançado

O Edital de Chamamento de Programas Radiofônicos Voluntários 2025 abre espaço...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.