Como parte da nova etapa do programa de modernização da iluminação pública, o Plano Piloto recebe, nos próximos dias, mais 14 mil luminárias de LED. A ação é promovido pela CEB Iluminação Pública e Serviço (CEB IPes).
A manutenção faz parte do projeto da empresa que pretende substituir toda a iluminação pública do Distrito Federal por LED até 2026. A iniciativa modernizou quase 270 mil luminárias em diferentes regiões administrativas.
“O LED já está presente em quase 270 mil luminárias em todo o Distrito Federal. Essa é uma revolução silenciosa, mas com efeitos visíveis no cotidiano das pessoas”, afirmou Edison Garcia, presidente da CEB.
As novas luminárias de LED têm vida útil maior, além da iluminação mais clara e uniforme.
Para Mauro Landim, diretor de modernização da CEB, os benefícios são evidentes. “Além da economia de até 50% no consumo de energia, o LED representa um avanço importante para a cidade. É uma iluminação de qualidade, com menor impacto ambiental e mais eficiência na prestação do serviço público”, destacou.
Os equipamentos exigem menos manutenção e contribuem diretamente para a redução da criminalidade e a melhoria da visibilidade no trânsito, especialmente em áreas com grande circulação de veículos e pedestres.