O ASSUNTO É

PF DESARTICULA QUADRILHA QUE FRAUDAVA O “BOLSA-BANDIDO”

Publicado em

A Polícia Federal deu início à Operação Azkaban, na manhã desta quinta-feira (13), com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em fraudar o benefício auxílio-reclusão. Esse benefício é concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) às famílias de presos vinculados à Previdência Social. Foram expedidos pelos agentes oito mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva.

O fato ocorreu em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. De acordo com as investigações, cerca de 28 pessoas estão envolvidas diretamente com o esquema de fraudes e, pelo menos, 500 beneficiários receberam o auxílio de forma irregular, o que ocasionou prejuízo de mais de R$2 milhões aos cofres públicos do estado.

“A quadrilha cooptava [presos] que tinham registro na carteira e a partir da comprovação laboral, de vínculo à Previdência, falsificava a documentação” explicou Marcelo Henrique de Ávila, coordenador de inteligência da Previdência Social.

Segundo o delegado Jose Mauro Pinto Nunes, o grupo forjava atestado de encarceramento, carteira de identidade e carteira de trabalho dos apenados, para realizar saques elevados. Os principais crimes investigados são estelionato, organização criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso.

A ação ainda não prendeu nenhum dos envolvidos com o crime. Ao todo, a Operação Azkaban conta com cerca de 40 policiais federais e três servidores da Coordenação-geral de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Pevidência. Além de Caxias do Sul, as buscas pelos criminosos são conduzidas na região de Chapecó, em Santa Catarina.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Coleção Rotas Brasília destaca diferentes potenciais turísticos da capital

O Governo do Distrito Federal (GDF) desenvolveu o projeto Coleção Rotas Brasília, para fomentar o turismo da capital. O objetivo é tornar as riquezas...

Mais Radar

Acidente grave na Epia Sul deixa um morto e três feridos no DF

Grave acidente na Epia Sul mata uma pessoa e fere três. Colisão com viatura da Polícia Penal do DF deixa vítima presa às ferragens sem vida. Bombeiros socorrem feridos em meio ao caos na rodovia, que ficou interditada.

PMDF registra 1,7 mil casos de perturbação de sossego em 2025

A plataforma também desempenha um papel estratégico no mapeamento das áreas com maior incidência de reclamações, possibilitando ações preventivas e educativas.

PCDF recupera 54 celulares roubados na região de Ceilândia

A operação conduzida pela 19ª DP da PCDF, resultou na recuperação de 54 celulares roubados em Ceilândia. Os aparelhos foram identificados via SITTEL e o reembolsos serão feitos aos donos após os trâmites legais.

Veja! Criminosos filmam queda de helicóptero da Polícia Civil do Rio

Um vídeo gravado pelos próprios criminosos mostra o momento em que o helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro é atingido e cai em Duque de Caxias. As imagens revelam tiros disparados contra a aeronave durante a operação policial.

Polícia Militar recupera carro roubado após perseguição intensa no DF

Policiais recuperaram um VW Polo preto roubado após uma intensa perseguição que ocorreu no Guará. Três adolescentes foram detidos no local com pertences da vítima e a faca usada no crime. O veículo foi devolvido ao proprietário.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.