O programa Vai de Graça vai valer para o sábado (6) e domingo (7), neste fim de semana dedicado às comemorações da Independência do Brasil. O programa completou seis meses em agosto, somando 37 dias de benefício para os passageiros de ônibus e metrô do DF.
A proposta é que o transporte público funcione sem cobrança de tarifa aos domingos e feriados. Em ocasiões especiais, como Carnaval, Semana Santa e outros feriados, o benefício tem sido estendido por meio de Decreto do GDF.
Ao todo, o programa já registrou 19.265.775 acessos de graça.
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, o movimento de passageiros no fim de semana aumentou cerca de 70% após a implantação do programa. “O sistema registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos, subindo para a média de 460 mil viagens com o Vai de Graça”.
Neste sábado, sem cobrança de tarifa, os ônibus do transporte público do DF vão circular normalmente nos horários da tabela de sábado.
No feriado de 7 de Setembro, além dos horários normais da tabela de domingo, haverá reforço de 134 veículos para realizar viagens extras entre as regiões administrativas e o Plano Piloto.
O reforço será no período entre as 7h e as 13h, destinado a atender principalmente o público que vai assistir ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios.