O ASSUNTO É

Operação Verde Vivo une CBMDF e sociedade contra queimadas

Publicado em

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Coronel Moisés Alves Barcelos, conduziu uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (03), para destacar a “Operação Verde Vivo”, voltada à prevenção e ao combate de incêndios florestais no Distrito Federal durante o período crítico de seca.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade brasiliense por meio dos veículos de comunicação, a coletiva enfatizou a importância da transparência nas ações do CBMDF.

O comandante, acompanhado de especialistas como o Coronel Dias Silva, piloto experiente em combate a incêndios, Coronel Genilson e Coronel Ronaldo, responsável pelas operações, apresentou as estratégias em curso, incluindo a mobilização de até 700 militares em duas horas para enfrentar incêndios de grande proporção.

Imagens e vídeos das operações foram compartilhados, reafirmando o compromisso com a proteção ambiental.

Os dados apresentados na coletiva revelam resultados expressivos da Operação Verde Vivo.

Entre maio e agosto, o CBMDF registrou uma redução significativa nas áreas queimadas, com destaque para a queda de 81% em junho e 68% em agosto, totalizando uma diminuição de cerca de 70% na área afetada até o momento.

Apesar de um leve aumento nas ocorrências em alguns meses, como julho, a contenção eficaz dos focos de incêndio demonstra a robustez do planejamento e da execução das ações.

Esses números revelam a dedicação da instituição, bem como a importância da colaboração da sociedade na prevenção de queimadas, especialmente em um período de seca extrema, que eleva os riscos de incêndios criminosos e acidentais.

A Operação Verde Vivo também destaca a trajetória do CBMDF na prevenção de incêndios florestais, iniciada na década de 1980 com treinamentos especializados e consolidada com a formação de um curso de referência nacional.

Desde então, o Corpo de Bombeiros expandiu sua atuação, capacitando militares em diversos estados e enfrentando desafios como os grandes incêndios no Pantanal entre 2019 e 2021.

Com inovações recentes, como o aumento do efetivo e uso da tecnologia, o CBMDF reforça sua capacidade de resposta rápida e eficiente.

A coletiva de imprensa aos veículos de comunicação serviu para reforçar a mensagem de que a preservação ambiental é uma responsabilidade coletiva, convocando a população a se engajarem nas práticas preventivas para proteger o meio ambiente do Distrito Federal.

Jornalistas com autoridades responsáveis pela Operação Verde Vivo do Corpo de Bombeiros Militar do DF
Jornalistas com autoridades responsáveis pela Operação Verde Vivo do Corpo de Bombeiros Militar do DF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lula sabota forças de segurança a pedido da esquerda maquiavélica do DF

Lula debocha e ignora reajuste de 44% para forças de segurança do DF, atendendo ao PT local. Enquanto Ibaneis valoriza policiais, o presidente sabota Brasília por interesses políticos, mas sua impopularidade cresce e o PT definha.

Mais Radar

Transporte público terá Vai de Graça também neste sábado (6)

O programa Vai de Graça vai valer para o sábado (6)...

Prazo de habilitação para sorteio do Nota Legal acaba na terça (9)

O consumidor que costuma exigir a inclusão do CPF nas notas...

Transporte coletivo terá frota extra no 7 de Setembro

No feriado do dia 7 de setembro, o transporte público do...

CBMDF: Comandante destaca parceria no combate a queimadas no Entorno

O comandante Barcelos destacou a parceria entre o CBMDF e o CBMGO no combate a incêndios no Entorno, reforçando a integração das corporações para garantir resposta rápida e proteger comunidades da região.

Liberados R$ 42 milhões para Cartão Prato Cheio e do DF Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) liberou nesta ...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.