A Escola Vivencial de Trânsito está com inscrições abertas para escolas públicas e particulares do ensino fundamental I, referentes aos meses de outubro e novembro. Cada escola pode marcar até quatro datas, com limite diário de 240 alunos.
O projeto Transitolândia é do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Em consonância com o Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro, a iniciativa busca reforçar a educação para o trânsito desde a infância.
A norma determina que a conscientização deve ser promovida de forma contínua e educativa. As visitas duram cerca de duas horas e incluem uma programação interativa. As turmas são divididas em 120 no turno da manhã e 120 no da tarde.
“Buscamos formar pequenos multiplicadores do respeito e da segurança no trânsito, fazendo com que essas crianças sejam adultos muito mais conscientes”, afirma Graziela Portela, diretora de Educação de Trânsito do DER-DF.
O objetivo é que as crianças se tornem multiplicadoras das boas práticas de trânsito, levando o aprendizado também para dentro de suas casas e comunidades. Durante a visita, os alunos recebem um kit educativo.