O ASSUNTO É

Regras para matrícula em creches no DF são atualizadas

Publicado em

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou uma nova portaria que atualiza as regras para o acesso às creches públicas, instituições parceiras e privadas vinculadas ao Programa de Benefício Educacional Social (PBES).

O objetivo é tornar o processo de inscrição e a manutenção das vagas mais transparente e justo para as famílias.

No momento de validar a inscrição, a mãe, o pai ou o responsável legal deve apresentar documentos que comprovem as informações dadas durante a inscrição pelo telefone 156. Esses documentos servem para confirmar a pontuação da criança no sistema que organiza a fila para as vagas.

Se algum documento for falso ou adulterado, a inscrição pode ser cancelada, garantindo que as vagas sejam destinadas a meninos e meninas que realmente precisam.

O manual exige que as famílias comprovem que não recebem o auxílio-creche, benefício que ajuda com o cuidado das crianças. Essa regra já existia, mas antes a comprovação era solicitada em duas etapas: na validação da inscrição e no encaminhamento para a vaga.

“Durante o processo de revalidação, as famílias disseram que isso poderia causar problemas, porque elas poderiam perder outros auxílios que recebem do trabalho. Por isso, ouvindo essa demanda, o grupo de trabalho que acompanha o processo decidiu simplificar a regra. Agora, a comprovação do não recebimento do auxílio-creche será exigida só na hora de garantir a vaga, facilitando o acesso”, explica Francis Ferreira, subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF.

Assim, com a mudança, a apresentação do comprovante de não recebimento do auxílio-creche deixa de ser exigida no ato inicial da inscrição, passando a ser solicitada apenas no momento da efetivação da matrícula.

O período para a revalidação das inscrições está aberto durante todo o mês de agosto, para que os interessados possam confirmar seus dados dentro do prazo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Mais Radar

Detran-DF avança na implementação das novas regras de habilitação

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) concluiu uma série...

Prazo para instalar QR Code em carros de aplicativo é estendido para fevereiro

O adesivo de QR Code que permitirá ao passageiro acessar informações...

GDF lança aplicativo gratuito de inteligência artificial que fortalece cuidado em saúde mental

Em um cenário de crescentes desafios relacionados ao bem-estar mental, o...

Entrega do Cartão Uniforme Escolar começa no dia 22

A entrega do Cartão Uniforme Escolar começa no próximo dia 22,...

Saiba como obter o Certificado Internacional de Vacinação internacional

A facina contra a febre amarela é um exemplo que merece...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.