Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Publicado em

Ronaldo Caiado, governador de Goiás e candidato à Presidência da República em 2026 pelo União Brasil, fez duras críticas ao Congresso Nacional e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após uma reunião de governadores em Brasília.

Segundo Caiado, o Congresso demonstra covardia diante da grave crise econômica que afeta o setor produtivo brasileiro, penalizando os estados. Ele, que foi parlamentar por 24 anos, afirmou que nunca viu um Legislativo tão omisso.

“Eu conheço a pauta do Congresso e o Regimento Interno. Quem pauta é a maioria. Se há maioria para pautar, os presidentes das Casas têm que cumprir e colocar em votação. Isso é democracia”, declarou.

Caiado criticou a postura de Lula, a quem chamou de “irresponsável” por se recusar a negociar diretamente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para reduzir a tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.

Segundo o governador, a medida agrava a crise econômica, com impactos diretos na economia dos estados, como Goiás, onde a queda nas importações já preocupa.

“Lula demonstra insensatez. Em vez de se preocupar com a economia, empregos e investimentos internacionais, ele antecipa o processo eleitoral. Isso causa indignação nos governadores. Não fomos consultados sobre o ‘tarifaço’, mas somos penalizados”, afirmou.

O governador também defendeu a anistia aos presos do 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Se eleito presidente, meu primeiro ato será anistiar todos os presos do 8 de janeiro, sem devido processo legal. Essa é uma prerrogativa do presidente, e farei uso dela”, enfatizou.

Caiado cobrou maior independência e coragem do Congresso para enfrentar a crise e tomar decisões que representem a vontade da maioria.

“Não queremos conviver com quem acha que pode fechar o Brasil e penalizar o setor produtivo. Isso é inadmissível”, concluiu.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

BRB reduz taxa de financiamento imobiliário e impulsiona construção civil

Com taxa de financiamento a partir de 10,5% ao ano, BRB impulsiona o mercado imobiliário do DF, facilita o acesso à casa própria e reforça seu papel no desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda

Mais Radar

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores

Portal Metrópoles expõe vítima de assalto e põe sua vida em risco

Metrópoles presta desserviço ao expor nome e fotos de vítima de assalto que reagiu e teve a sorte de sair ileso.  Jornalismo, em um caso como esse, deve proteger a vítima e não vulnerabilizá-la.

Fred Linhares destina R$ 5 milhões para capturar mosquitos “fantasmas” no DF

Uma montanha de R$ 5 milhões em dinheiro público, destinada pelo deputado Fred Linhares, virou armadilhas fantasmas para capturar mosquitos igualmente fantasmagóricos. Enquanto o Aedes aegypti ri, a Associação Moriá parece ter dominado a arte de fazer verbas públicas evaporarem!

TV Record afasta Fred Linhares em meio a escândalo de emendas

O deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), apresentador do Balanço Geral TV...
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político