O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), iniciou a entrega do Cartão Prioridade. O projeto assegura um atendimento mais rápido em casos de urgência e emergência oncológicas.
A medida é válida desde que não haja outra pessoa em situação de risco de morte. A iniciativa integra o programa “O câncer não espera. O GDF também não”, lançado para ampliar e agilizar o acesso ao tratamento oncológico em todo o DF.
“O cartão é uma ferramenta essencial para proteger os pacientes em quimioterapia, que estão mais vulneráveis após as sessões. Ele permite que, ao chegar em uma emergência, o paciente seja rapidamente identificado e receba atendimento adequado, sem ficar exposto por longos períodos na recepção”, afirma Juracy Lacerda, secretário de Saúde.
Distribuído de forma gradativa, o cartão será entregue a todos os pacientes em quimioterapia da rede pública do DF. Ele terá validade de até 28 dias após o término do último ciclo do tratamento, período ainda considerado de risco e complicações.
O documento conta com um QR Code que dá acesso à cartilha do programa e orientações sobre sinais de alerta dos tipos de câncer mais comuns.
O fluxo de atendimento segue o Manual de Classificação de Risco da SES-DF, com um acréscimo que inclui pacientes oncológicos como prioridade.