O ASSUNTO É

AJAB busca aplicativo da PMDF para segurança no Jardim Botânico

Publicado em

Dirigentes da Associação dos Condomínios e Empreendedores do Jardim Botânico (AJAB) conheceram, nesta terça-feira (15), o projeto-piloto do 24º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que atua no Lago Norte, Varjão e Granja do Torto.

O aplicativo, que integra serviços de urgência e conecta a comunidade à PMDF, foi apresentado pelo Tenente-Coronel Jairo Santos, comandante do batalhão.

A AJAB busca implementar a mesma iniciativa no Jardim Botânico, por meio do 21º Batalhão, em São Sebastião, para fortalecer a segurança local.

O aplicativo funciona de forma simples e eficaz: por meio de um QR Code, o morador acessa serviços emergenciais.

“Ao escanear o QR Code e clicar no botão correspondente à emergência, o cidadão se conecta diretamente com a central de despacho do 24º Batalhão”, explicou Jairo Santos.

Além de emergências, o sistema oferece acesso a programas como o PROERD, que atua na prevenção contra drogas nas escolas, e o PROVD, voltado para combater a violência doméstica, com equipes especializadas em atender casos enquadrados na Lei Maria da Penha.

O projeto também inclui iniciativas comunitárias, como o “Lago Forte”, que oferece aulas de jiu-jitsu gratuitas no Lago Norte, visando a prevenção criminal por meio do envolvimento da comunidade.

Segundo Jairo Santos, o policiamento moderno prioriza a interação com a população: “Não se faz mais polícia sem comunidade em nenhum lugar do mundo”.

Outro destaque é o programa Pró-Vítima, que auxilia cidadãos vítimas de crimes como roubo e furto, ajudando a mapear a dinâmica criminal e a otimizar o atendimento.

Iniciado como projeto-piloto no 24º Batalhão, o aplicativo foi apresentado ao Comando Geral da PMDF no início desta semana e tem potencial para ser expandido a todas as regiões do Distrito Federal.

Com baixo custo e alta eficiência, a ferramenta organiza serviços e facilita a comunicação entre a comunidade e a polícia, reforçando a segurança pública.

A expectativa é que a iniciativa chegue ao Jardim Botânico, atendendo às demandas da AJAB e promovendo maior integração entre moradores e a PMDF.

Jaqueline Silva e AJAB unem forças por PDOT justo para o Jardim Botânico

A pedido da AJAB, DER-DF iniciará melhorias de acesso aos condomínios do JB

Jardim Botânico: Ajab destaca Ibaneis, obras e regularização histórica

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Plano dos Belmonte pode repetir erro de 2014 com Arruda inelegível

Felipe Belmonte aposta em manobra para empurrar Paula ao Buriti em 2026, torcendo pelo veto a Arruda. Estratégia repete erros do passado e ignora que votos não se herdam. Arruda puxa só para si e não entrega espólio político.

Mais Radar

Decisão do TRF-1 ameaça vendas da Terracap no Jardim Botânico II

Decisão do TRF-1 mantém bloqueio de áreas no Jardim Botânico II e pode obrigar a Terracap a devolver valores pagos por compradores. A medida expõe falhas em registros fundiários e amplia a insegurança jurídica no DF.

Contagem regressiva: Polo Verde quer resposta de Zé Humberto em 15 dias

Empresários e moradores do Jardim Botânico deram prazo de 15 dias para o secretário José Humberto Pires apresentar uma solução para a regularização do Polo Verde, área comercial que aguarda há mais de três décadas por segurança jurídica.

Só uma faixa reversível pode melhorar o caótico trânsito do Jardim Botânico

Centenas de carros enfrentam engarrafamentos quilométricos no Jardim Botânico, agravados pela implantação da faixa exclusiva para ônibus. A criação de uma faixa reversa de 6 km, da Papuda à Ponte JK, é a saída para desafogar o pico matinal e melhorar o trânsito na região.

Jardim Botânico: AJAB e empresários buscam saída com Zé Humberto

A Secretaria de Governo surge como a última porta a ser batida pelos dirigentes da AJAB e pelos empresários do Polo Verde e de Artesanato do Jardim Botânico, que lutam há três décadas pela regularização e pela segurança jurídica de suas lojas.

AJAB busca a regularização do Polo de Artesanato do Jardim Botânico

AJAB promove encontro com deputada Jaqueline Silva para pleitear emenda ao PDOT, buscando regularizar o Polo Verde e de Artesanato do Jardim Botânico, que gera mil empregos. Reunião com órgãos envolvidos ocorrerá na próxima semana.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.