A terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2025 começa a vencer nesta semana. O prazo vale para quem optou pelo pagamento parcelado. Os prazos variam de acordo com o dígito verificador da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF).
Os boletos podem ser emitidos no aplicativo da Receita do DF, no site ou em um dos postos de atendimento presencial. A expectativa é arrecadar R$ 1.440.632.678 ao longo deste ano, com base em 937.913 imóveis contribuintes, Segundo a Secretaria de Economia do DF.
Até o momento, foram arrecadados R$ 699.401.369,12 do valor total previsto. Em casos de transferência de propriedade, é necessário atualizar os dados cadastrais no site.
“Essa é uma das formas de arrecadação, porque esse dinheiro será usado nas políticas públicas do DF como um todo. Por isso, é importante as pessoas estarem em dia com suas obrigações e evitar ser inserido na dívida ativa”, afirma Guilherme Pinho, gerente de Gestão de Tributos Imobiliários da Receita do DF.
Para quem não recebeu o carnê pelos Correios, o Documento de Arrecadação (DAR IPTU/TLP) pode ser emitido nas plataformas digitais.
Também é possível consultar a situação fiscal e pedir parcelamento de débitos vencidos no atendimento virtual da Receita.
O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, exceto feriados.