O ASSUNTO É

Mais de 120 mil famílias do DF poderão ter redução na conta de energia

Publicado em

Mais de 120 mil famílias de baixa renda do Distrito Federal poderão ter redução na conta de luz, a partir deste sábado (5). Com a alteração, domicílios registrados no Cadastro Único (CadÚnico) terão isenção integral no pagamento do consumo de eletricidade até 80 quilowatts-hora (kWh)

A iniciativa é resultado da Medida Provisória nº 1.300/2025, que modifica as regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) em todo o território nacional. O ICMS continua isento apenas para consumo de até 50 kWh.

Além da gratuidade no uso de energia até o limite de 80 kWh, poderá haver dispensa de tributos – como a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e o PIS/Cofins -, conforme o consumo mensal de cada família, segundo a Neoenergia.

Entre 51 e 200 kWh, será aplicada uma alíquota reduzida de 12%. Mesmo que o titular esteja isento da cobrança pelo uso de até 80 kWh, o ICMS poderá ser parcialmente cobrado, caso o total ultrapasse os 50 kWh.

A expectativa da Neoenergia é que os beneficiários comecem a receber as faturas com valores reduzidos ou até isentos já a partir de agosto, após o primeiro ciclo de leitura e faturamento.

A partir de janeiro de 2026, a medida será ampliada para núcleos familiares com renda entre meio e um salário mínimo por pessoa e consumo de até 120 kWh/mês. Para ter direito ai benefício, a família deve estar inscrita no CadÚnico.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo. O Street League Skateboarding (SLS)...

Mais Radar

STF barra reestruturação da carreira GAPS no DF; Sindsaúde lamenta

Marli Rodrigues, presidente do Sindsaúde DF, reafirma determinação em lutar pela carreira GAPS, apesar da decisão contrária do STF. Em nota, o sindicato critica oposição interna que, por interesses diversos, trabalhou contra o projeto benéfico aos servidores da saúde.

Brasília recebe etapa inédita do maior campeonato de skate street do mundo

Nos próximos dias 12 e 13, Brasília sedia a etapa inédita...

Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda (7)

O Zoológico de Brasília voltará a receber visitantes na próxima segunda-feira...

Prazo para indicar conta bancária no Nota Legal termina nesta sexta (4)

O prazo para indicar a conta para o recebimento dos créditos...

Inscrições para a EJA seguem até 8 de julho

Até 8 de julho, estão abertas as inscrições para a Educação...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.