A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) alerta que os cartões de benefícios não são enviados as casas dos titulares. Esses só podem ser retirados nas agências do Banco de Brasília (BRB). O alerta serve para prevenir possíveis golpes.
Conforme a pasta, é comum o registro de denúncias nesse sentido. Os criminosos vão à residência da pessoa, tiram fotos dos documentos pessoais e entregam o cartão falso. A intenção é utilizar os dados das vítimas para aplicar novos golpes.
“É importante as famílias ficarem atentas quando receberem esse tipo de ligação para não serem vítimas de fraude. Nós temos, sim, serviços em que é feito agendamento prévio por telefone, como as visitas domiciliares para atendimento exclusivo de Cadastro Único. Mas não há, reforço, entrega de cartões de benefícios na residência”, ressalta, Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social.
A Secretaria entra em contato com o beneficiário, por meio do aplicativo WhatsApp, para confirmar agendamento nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e outras questões relacionadas aos benefícios. Essas mensagem tem selo verificado e logomarca padronizada.