O ASSUNTO É

Rotary: Brasiliense concorre a bolsa de paz para estudar no Japão

Publicado em

Em palestra no Rotary Club Lago Norte, Ana Luiza Confim Mendes, 29 anos, compartilhou nesta segunda-feira (12) ,sua trajetória e sua candidatura à Bolsa para a Paz do Rotary, que a levará ao mestrado no Japão.

Com formação em Administração pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Luiza dedica sua carreira à promoção da paz, com experiências marcantes em voluntariado e trabalho em organizações internacionais.

Nascida em Brasília, Ana Luiza começou sua trajetória acadêmica em Comunicação Social, mas migrou para Administração, mantendo um olhar crítico voltado à diversidade e políticas públicas.

Durante a graduação, explorou temas como gênero e liderança em seu TCC, além de realizar um intercâmbio no Japão, que ampliou sua visão sobre diferenças culturais.

“Essa experiência me mostrou como ambientes diversos geram comunidades mais harmônicas”, destacou.

Sua atuação como voluntária no Comitê Nacional para Refugiados (CONAR) foi um divisor de águas. Traduzindo documentos e entrevistas de refugiados, como os do Congo, Ana Luiza mergulhou em histórias de guerra e deslocamento forçado.

“Traduzir era mais do que passar palavras de um idioma para outro; era compreender e dialogar”, afirmou. Essas vivências reforçaram seu compromisso com a paz e a justiça.

Apesar de não ter conquistado a bolsa em sua primeira tentativa, devido a critérios de elegibilidade, Ana Luiza está mais preparada este ano.

Com mais experiência profissional e voluntária, ela se diz confiante: “Estou mais animada e preparada para seguir meus sonhos.”

Sua palestra, intitulada “Bolsa para a Paz”, emocionou os presentes, que aplaudiram sua determinação.

Atualmente, Ana Luiza trabalha no Escritório das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Paz no Mundo.

Com o apoio do Rotary, ela almeja aprofundar seus estudos no Japão, contribuindo para um mundo mais justo e equilibrado.

O Sherman do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens, Luis Gustavo Kurster, disse que o Rotary contribui através da Fundação Rotária com a promoção da paz e resolução de conflitos entre os povos.

“Ana Luiza é uma cidadã do mundo, que levará a paz para aonde for”, disse, destacando que o Rotary International patrocina 130 jovens bolsistas este  ano.

“Sendo 80 ao nível de aperfeiçoamento com duração de um ano e 50 jovens ao nível de mestrado de dois anos nos cinco centros de estudos localizados na Austrália, Inglaterra e nos Estados Unidos que são aprovados pelo Rotary especializados na área de paz e resolução de conflitos entre os povos”, explicou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Aposentados: Políticos do DF fogem da CPI do INSS como diabo foge da cruz

Milhares de idosos foram roubados no DF pelo "quadrilhão do INSS", no entanto, três deputados e uma senadora, seguem em silêncio, ignorando o escândalo de R$ 6 bilhões que ameaça a Previdência e a dignidade dos já sofridos aposentados.

Mais Radar

Noite festiva: Rotary Club de Brasília celebra 67 anos com homenagens e posses

Toni Duarte, presidente do Rotary Club de Brasília, homenageou lideranças rotárias e empresariais com a Medalha do Mérito Ernesto Silva na celebração dos 67 anos do clube mais antigo da capital federal.

Rotary Club de Brasília comemora 67 anos com festa e homenagens

A celebração dos 67 anos do Rotary Club de Brasília, nesta quinta-feira (08), terá como ponto alto a outorga da Medalha do Mérito Ernesto Silva a personalidades do mundo rotário, político, jurídico e empresarial que se destacaram por relevantes serviços à sociedade brasiliense.

70ª Conferência Distrital reúne mais de 70 clubes de Rotary em Goiânia

“Goiânia acolheu a emblemática 70ª Conferência Distrital”, diz Eurípedes Barsanulfo Lima, governador do Distrito 4.530.  De 30/04 a 3/05, o evento uniu rotarianos em palestras, ações sociais e confraternização, deixando um legado de serviço e transformação.

33ª Ação Social Rotary leva serviços a 3,5 mil em Itapoã no Distrito Federal

A ação rotária, ocorrida em Itapoã–DF, atendeu 3,5 mil pessoas com serviços de saúde, apoio jurídico e palestras. A escola Classe A foi transformada em um centro de assistência social organizado por 40 clubes do Distrito 4.530.

Rotary, ABRACI e SES-DF: Parceria em atendimento à criança autista

Representante do Rotary Club de Brasília e da ABRACI unem forças com a Secretaria de Saúde do DF para reduzir filas de espera e garantir inclusão social e tratamento humanizado a crianças com TEA na capital.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.