Comunidade Solidária é o projeto que mobiliza, desde 2023, voluntários e servidores públicos do Distrito Federal para arrecadar itens essenciais a serem destinados às famílias em situação de vulnerabilidade.
Criado pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac-DF), o programa tem como principal objetivo combater a pobreza menstrual. A mais recente edição da campanha começou em 28 de janeiro e seguiu até 28 de março deste ano, e arrecadou 31,2 mil unidades de absorventes higiênicos.
A colaboração de servidores de diversos órgãos foi essencial para o sucesso da mobilização. A Emater-DF entregou mais de sete mil unidades de absorventes no final de março. Em 2023, ano de estreia do projeto, haviam sido arrecadadas cerca de sete mil unidades.
“A dignidade menstrual é um tema que deve ser lembrado sempre, não apenas no mês da mulher. Infelizmente muitas mulheres ainda sofrem com a falta de absorventes íntimos em seu período menstrual. Na campanha Comunidade Solidária, é gratificante ver servidores homens doando absorventes e quebrando um tabu que ainda existe sobre o tema”, desataca secretária de Apoio à Comunidade, Clara Roriz.
Além de absorventes, a campanha deste ano ampliou o escopo da iniciativa e conseguiu reunir mais de dois mil produtos de higiene bucal e 2,5 mil itens de higiene básica e pessoal.