Foi publicada no Diário Oficial do DF a lei que trata da contratação de brigadas florestais para prevenção e combate aos incêndios em unidades de conservação.
A normativa representa uma ampliação das ações desempenhadas pelo Instituto Brasília Ambiental no atendimento às necessidades de interesse público para a preservação do Cerrado.
Uma das principais mudanças estabelecidas é a autorização para a contratação de brigadas especializadas. Os profissionais atuarão em em prevenção, preparação, manejo, controle e combate aos incêndios florestais.
Além disso, os brigadistas terão um papel fundamental na prevenção dos incêndios, atuando em abertura de aceiros, manejo integrado do fogo, apoio em ações de educação ambiental e suporte operacional na gestão das unidades de conservação.
“A preservação do Cerrado exige ações contínuas e estratégicas, e a aprovação deste projeto representa um avanço fundamental no combate aos incêndios florestais”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes. “Além de preservar a biodiversidade, essa medida fortalece nossa capacidade de resposta e gestão ambiental. Acreditamos que um manejo eficiente do fogo é essencial para a sustentabilidade do Distrito Federal.”
As medidas são fundamentais para reduzir a ocorrência de queimadas e minimizar seus impactos ambientais. Outro benefício é a redução de gastos com equipamentos de proteção individual (EPIs), que anteriormente precisavam ser adquiridos a cada seis meses.