Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

PSB e PV consideram o PT do Distrito Federal como “vaca de presépio”

Publicado em

Na corrida para o governo do Distrito Federal em 2026, o PSB e o PV se articulam para lacrar um candidato único de esquerda que não seja do PT (Partido dos Trabalhadores) do DF, já que a legenda no DF virou uma espécie de “vaca de presépio”.

Ou seja: vai para onde Lula ou a direção nacional do partido mandarem.

O PT brasiliense chegou a este ponto devido a uma crise de liderança. Quem manda no partido são sempre os mesmos que se engalfinham entre as mais variadas correntes.

A situação do partido, que já governou o Distrito Federal em duas ocasiões anteriores: com Cristovam Buarque entre 1994 e 1998 e com Agnelo Queiroz de 2010 a 2014, é sinônimo de crítica e descontentamento de Lula e do PT nacional.

O desempenho da legenda mostra a clara dificuldade de reconquistar a confiança do eleitorado local, que, por sua vez, demonstra uma péssima imagem do governo petista.

A avaliação do governo Lula no Distrito Federal é preocupante devido ao aumento da rejeição entre os cidadãos.

Isso levanta questões sobre a viabilidade de uma candidatura do PT, que atualmente enfrenta um dilema: como recuperar sua relevância e credibilidade diante de uma base eleitoral que se distancia cada vez mais das suas propostas?

Basta olhar para trás. Em 2022, o partido assumiu uma postura de “maria-vai-com as outras”, apoiando a candidatura de Leandro Grass, do PV, por imposição de Luis Inácio Lula da Silva.

A decisão representou uma ruptura histórica para um partido acostumado com as disputas majoritárias, liderando a cabeça de chapa.

Com a vida em crise e um passado de desilusão, o futuro do PT no DF e sua capacidade de influenciar a corrida pelo Buriti permanecem incertos.

O caminho para ser novamente a “vaca de presépio” da esquerda do DF é uma opção a que a velha oligarquia petista parece ter se acostumado.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Novas famílias são beneficiadas com o programa Melhorias Habitacionais

O programa Melhorias Habitacionais estpa presente cada vez mais na vida as famílias do Distrito...

Mais Radar

No DF, todos querem mandato de federal; poucos aceitam ser escada

No DF, dirigentes partidários enfrentam dificuldade para montar nominatas competitivas à Câmara. Faltam puxadores de voto e sobra cautela: muitos pré-candidatos recusam servir de escada para quem já tem mandato.

Morte de Orelha: Roosevelt quer crime hediondo para quem assassina cães

O assassinato brutal do cão Orelha virou símbolo do martírio e crueldade animal. O deputado distrital Roosevelt Vilela defende penas mais rigorosas contra quem maltrata animais e crime hediondo em casos extremos. Pela rede social o parlamentar reforçou o grito de indignação coletiva em protesto na Paulista neste domingo (01).

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília...

Com medo da CPI do Master, PT orienta aliados a ficarem de “bico calado”

Diante do caso Banco Master, o PT prefere o “bico fechado” a abrir uma CPI que exponha o governo e a própria imagem do presidente Lula. Após encontros no Planalto com o banqueiro Daniel Vorcaro, o silêncio virou estratégia política.

PSD-DF vive esvaziamento e caos político após chegada do inelegível Arruda

Antes da chegada de Arruda, o PSD-DF tinha dois deputados distritais e um ex-deputado com bom potencial eleitoral. Hoje, o partido enfrenta esvaziamento político, falta de nomes competitivos e dificuldade real para eleger federais e distritais.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político