Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

PSB e PV consideram o PT do Distrito Federal como “vaca de presépio”

Publicado em

Na corrida para o governo do Distrito Federal em 2026, o PSB e o PV se articulam para lacrar um candidato único de esquerda que não seja do PT (Partido dos Trabalhadores) do DF, já que a legenda no DF virou uma espécie de “vaca de presépio”.

Ou seja: vai para onde Lula ou a direção nacional do partido mandarem.

O PT brasiliense chegou a este ponto devido a uma crise de liderança. Quem manda no partido são sempre os mesmos que se engalfinham entre as mais variadas correntes.

A situação do partido, que já governou o Distrito Federal em duas ocasiões anteriores: com Cristovam Buarque entre 1994 e 1998 e com Agnelo Queiroz de 2010 a 2014, é sinônimo de crítica e descontentamento de Lula e do PT nacional.

O desempenho da legenda mostra a clara dificuldade de reconquistar a confiança do eleitorado local, que, por sua vez, demonstra uma péssima imagem do governo petista.

A avaliação do governo Lula no Distrito Federal é preocupante devido ao aumento da rejeição entre os cidadãos.

Isso levanta questões sobre a viabilidade de uma candidatura do PT, que atualmente enfrenta um dilema: como recuperar sua relevância e credibilidade diante de uma base eleitoral que se distancia cada vez mais das suas propostas?

Basta olhar para trás. Em 2022, o partido assumiu uma postura de “maria-vai-com as outras”, apoiando a candidatura de Leandro Grass, do PV, por imposição de Luis Inácio Lula da Silva.

A decisão representou uma ruptura histórica para um partido acostumado com as disputas majoritárias, liderando a cabeça de chapa.

Com a vida em crise e um passado de desilusão, o futuro do PT no DF e sua capacidade de influenciar a corrida pelo Buriti permanecem incertos.

O caminho para ser novamente a “vaca de presépio” da esquerda do DF é uma opção a que a velha oligarquia petista parece ter se acostumado.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Mais Radar

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.

Saiba como Caiado e Vilela conquistaram o Entorno, último reduto de Marconi

Ronaldo Caiado (União Brasil) e Daniel Vilela (MDB) conquistaram o Entorno, quebrando a hegemonia de Marconi Perillo, que por anos manteve a região abandonada para exercer controle político sobre uma população empobrecida.

Caiado diz que Congresso se acovarda e que Lula é um irresponsável

Caiado critica Congresso por covardia e Lula por não negociar tarifa de 50% com Trump. Defende anistia aos presos do 8/1 e cobra coragem do Legislativo. "Lula antecipa eleição e ignora crise que penaliza estados", diz o governador de Goiás.

Obras de Ibaneis no Jardim Botânico superam décadas de abandono

Obras históricas em educação, saúde, mobilidade e regularização fundiária no Jardim Botânico colocam Ibaneis Rocha como o governador mais popular da história do DF.

Crime brutal da 113 Sul expõe fraqueza do Tribunal do Júri em Brasília

Criado para dar voz ao povo nos crimes contra a vida, o Tribunal do Júri já não tem hoje o peso e a importância de outrora, com decisões sendo cada vez mais revistas e anuladas por instâncias superiores
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político