O ASSUNTO É

População em situação de rua terá vagas de emprego em obras públicas

Publicado em

Por meio de uma nova política, pessoas em situação de rua no Distrito Federal terão acesso facilitado ao mercado de trabalho.

A parceria estabelece que 2% das vagas de trabalho em licitações de serviços e obras públicas distritais sejam destinadas a esse público. A medida é da secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF).

O projeto das secretarias foi firmado em portaria conjunta de 10 de fevereiro, que regulamenta o Decreto nº 45.846, de 27 de maio de 2024. As regras garantem a reserva de vagas para a população de rua na capital.

O objetivo do texto é proporcionar melhores condições de inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo inclusão social e autonomia financeira.

A Sedes será responsável pelo cadastramento dos beneficiários, reunindo informações pessoais e sobre as qualificações profissionais. A pasta fará o acompanhamento socioassistencial dos contratados, garantindo apoio e suporte durante todo o período de trabalho.

“O principal objetivo do Plano Distrital para Pessoas em Situação de Rua sempre foi dar condições para que essa população saia da situação em que se encontra. A grande maioria dessas pessoas não está na rua por vontade própria, mas por falta de oportunidade. Com a garantia de oferta de trabalho, o GDF dá um passo importante na retomada da cidadania destas pessoas”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha.

“Estamos transformando oportunidades em inclusão social. Esta iniciativa não é apenas sobre trabalho, é sobre dignidade e recomeço para quem mais precisa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes.

As empresas contratadas pelo GDF também precisarão colaborar com a iniciativa, informando as demandas de contratação à Sedet, que então as cadastrará no Sine. O encaminhamento dos candidatos às empresas será feito com base na declaração emitida pela Sedes.

Caberà Sedet coordenar a articulação com as empresas contratadas. A pasta receberá dos órgãos do governo os dados dos contratos firmados com empresas privadas e as informações sobre as vagas disponíveis.

Também será responsabilidade da Sedet cadastrar e manter atualizadas as informações dessas pessoas no Sistema Público de Emprego (Sine), por meio da Agência de Atendimento ao Trabalhador.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Mais Radar

GDF lança primeira unidade do Na Hora exclusiva para empresas

Foi inaugurada a primeira unidade do Na Hora dedicada ao atendimento...

GDF lança nova edição do Preparação DF com mais de 6 mil vagas

Estão abertas as inscrições para a nova edição do Preparação DF,...

Lançado edital para renovar computadores de hospitais e UPAs do DF

Foi publicado o edital para compra e instalação de novos desktops,...

Atendimento na atenção psicossocial tem aumento de 15% no DF

No período de maio a agosto deste ano, a produção ambulatorial...

Nosso Natal ilumina Esplanada dos Ministérios e traz espetáculos gratuitos

O Nosso Natal 2025 começou nesta semana e segue até 4...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.