O ASSUNTO É

A pedido de Alcolumbre, Lula pode “degolar” Marina Silva do governo

Publicado em

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, intensificou a pressão sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para retirar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do cargo.

O senador critica a atuação do ministério no bloqueio à exploração de petróleo na Margem Equatorial, especialmente no litoral do Amapá.

Em maio de 2023, o Ibama negou a licença para a prospecção marítima na região, o que Alcolumbre atribuiu diretamente à postura inflexível de Marina Silva.

A exploração do petróleo na Margem Equatorial tem sido vista como uma oportunidade para transformar a economia do Amapá, aonde grande parte da população vive em situação de extrema pobreza.

Com um contingente de 800 mil habitantes, muitos sobreviveram com pouco mais de R$ 400 por mês e dificuldades como falta de acesso à água encanada e saneamento básico.

Apesar do impacto social positivo que a exploração poderia trazer, Marina Silva, ex-seringueira de luxo, mantém uma postura rigorosa, argumentando que qualquer projeto deve atender aos critérios ambientais e sociais exigidos por lei.

Em meio às críticas, Lula declarou, em entrevista a uma rádio de Macapá, a necessidade de acelerar o processo de pesquisa da Petrobras antes da exploração definitiva.

O presidente também ressaltou que o Ibama precisa ser reestruturado para agilizar o licenciamento ambiental, evitando entraves excessivos ao desenvolvimento econômico.

As declarações indicam um movimento possível do governo para equilibrar interesses ambientais e econômicos, diante da crescente pressão política para a liberação da exploração petrolífera na região.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tarifa Zero: Ibaneis garante transporte grátis nos feriados e domingos

Medida anunciada pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (13) vai possibilitar mais mobilidade da população carente em dias de folga e deve movimentar o comércio, a cultura e o turismo interno da capital

Mais Radar

Anúncio Fake! Jorge Vianna anuncia aumento na saúde; Economia desmente

A Secretaria de Economia do DF negou ter aceitado propostas de reajuste para técnicos da Saúde e AOSDs, contrariando declarações do deputado Jorge Vianna. A pasta afirmou que acabou de receber a comissão, mas que as negociações devem ser iniciadas na Secretaria de Saúde.

Robério assume liderança do bloco União Democrático na CLDF

Robério Negreiros assume a liderança do Bloco União Democrático e promove avanços em políticas públicas para beneficiar a população. Com diálogo e compromisso, o deputado busca decisões estratégicas para fortalecer o bloco.

“Não coma, não tome banho e nem ande de carro”: Em vídeo, Nikolas ironiza Lula

Nicolas Ferreira ironizou a sugestão do governo de reduzir a compra de alimentos para conter a inflação, comparando-a a não tomar banho ou usar eletricidade. Oposição critica a medida e cobra corte de gastos públicos em vez de restrições à população.

Mesa Diretora da CLDF ganha novos membros para 2025-2026

Com novos membros, a Mesa Diretora da CLDF para 2025-2026 reforça o compromisso com a transparência, tecnologia e diálogo democrático, buscando atender às demandas da população do DF e fortalecer a comunicação institucional.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação