Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 poderão receber o auxílio financeiro mensal de R$ 1.050 do Pé-de-Meia Licenciaturas. O benefício é direcionado aos titulares que obtiveram nota igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e optaram por cursos de licenciatura presenciais.
Os selecionados devem fazer a matrícula ou o registro acadêmico nas instituições públicas de ensino superior para as quais foram admitidos.
Nesta segunda-feira, o ministro da Educação, Camilo Santana disse que dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) mostram que apenas 3% dos estudantes brasileiros de 15 anos querem ser professores no país.
“As pessoas estão perdendo a vontade de ser professor. Não é só no Brasil. Está acontecendo no mundo inteiro. O programa Mais Professores do Brasil quer atrair jovens que estão concluindo o ensino médio para fazer a licenciatura na universidade e, por isso, criou o Pé-de-meia Licenciatura”, destacou Camilo Santana, ministro da Educação.
Conforme o Edital 1/2025 do Pé-de-meia Licenciaturas da Capes, depois de fazer a matrícula, o estudante deve fazer o cadastro de currículo e a pré-inscrição na Plataforma Freire.
Se o número de candidatos que realizarem pré-inscrição na Plataforma Freire for superior a 12 mil vagas, terão prioridade os estudantes com maior nota no Enem 2024.
Além do Pé-de-Meia Licenciaturas, o programa Mais Professores prevê a Bolsa Mais Professores (R$ 2,1 mil/mensais), Prova Nacional Docente, Portal de Formação e ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Ao todo, o programa Mais Professores prevê o atendimento de 2,3 milhões de docentes em todo o país. E o número de estudantes beneficiados deve chegar a 47,3 milhões.