O ASSUNTO É

Veja no Vídeo: Agentes penitenciários invadem a Câmara e botam deputados pra correr

Publicado em

A superlotação dos presídios brasileiros com explosões violentas que já causaram muitas carnificinas por todo o país e que coloca em extremo perigo de vida aos agentes penitenciários de todo o país, não foi levada em conta pela comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência. Os agentes ficaram furiosos depois que o relator Arthur Maia (PPS-BA), privilegiou integrantes da Polícia Legislativa e retirou do texto da reforma da Previdência o destaque de aposentadoria especial para os agentes penitenciários. Por causa disso houve confronto e os deputados foram postos para correr

barra-radar

letra-no momento da invasão, os parlamentares do colegiado discutiam destaques e emendas ao texto principal da reforma, aprovado horas antes pela comissão. Os agentes penitenciários protestam contra a exclusão da categoria das aposentadorias especiais, com direito a idade mínima menor, e já haviam tentado invadir o Congresso momento antes. Uma decisão do relator Arthur Maia (PPS-BA) na tarde desta quarta-feira excluiu o grupo das aposentadorias especiais, deixando a questão para o plenário da Câmara.

Poucos minutos depois do anúncio do acordo, se ouviu no plenário da comissão o som de bombas. Logo os agentes penitenciários que estavam do lado de fora em vigília para garantir a aprovação do destaque invadiram com fúria o recinto. Os policiais legislativos não conseguiram segurar o avanço dos manifestantes nem com o uso de spray de pimenta. Os agentes invadiram a comissão aos berros, pedindo o fim da sessão e acusando os parlamentares de os terem tratado como moleques. Ironicamente, os policiais legislativos já haviam sido contemplados com a aposentadoria especial negada aos manifestantes.

Pelo menos uma das bombas foi jogada dentro da Câmara. Os agentes ameaçaram tomar o plenário principal, mas foram contidos no início do túnel que dá acesso ao local. Durante toda a votação da proposta, era possível ouvir os gritos e os apitos do lado de fora da Câmara. Mesmo assim, a segurança na entrada não foi reforçada.
Muitos dos agentes penitenciário que conseguiram entrar no plenário da comissão especial faziam transmissões ao vivo via celular da invasão. Deputados da oposição, contrários à reforma da Previdência, aproveitaram e também fizeram transmissões ao vivo.

Quem presenciou o momento exato da invasão relata que havia apenas dois policiais legislativos guardando a entrada do anexo 2 da Câmara, onde ficam os plenários das comissões. A invasão foi rápida, mas o presidente da comissão especial, Carlos Marun (PMDB-MS), e o relator da proposta, Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), conseguiram ser retirados com segurança do plenário.  As ameaças dos agentes penitenciários não se restringiram ao plenário da comissão. Eles prometeram parar o Brasil caso não consigam a aposentadoria especial.

VEJA O VÍDEO

[embedplusvideo height=”297″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2p18hcz” standard=”http://www.youtube.com/v/MeQMJk_oma0?fs=1″ vars=”ytid=MeQMJk_oma0&width=600&height=337&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2383″ /]

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prova de Vida foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) validaram a prova de vida,...

Mais Radar

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revogou a obrigatoriedade das empresas...

Avião de pequeno porte cai nos Lençóis Maranhenses e deixa dois mortos

Um avião de pequeno porte caiu neste sábado (9) no Parque...

Governo vai lançar programa para acolher brasileiros repatriados

Os brasileiros repatriados em situação de vulnerabilidade serão acolhidos por um...

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

A divulgação de dados fracos no mercado de trabalho nos Estados...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.896 da Mega-Sena serão sorteadas, a...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.