Os brasilienses estão mais econômicos neste fim de ano. Segundo pesquisa de uma operadora de tefefonia, 65% dos entrevistados planejam gastar no máximo R$300 em presentes.
A plataforma TIM Ads revela que, este ano, 64% dos entrevistados pretendem presentear até cinco pessoas. O relatório conta com mais de 1,1 mil respostas de um público majoritariamente jovem (69%possuíam entre 18 e 35 anos).
Enquanto 36% devem recorrer aos meios virtuais, as lojas físicas são a preferência de 43% dos respondentes, na hora de ir às compras. Entre os itens mais procurados, roupas e calçados lideram (24%), seguidos por brinquedos (19%), acessórios (15%) e cosméticos (14%).
Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O Pix foi apontado como a principal forma de pagamento por 41% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro (20%), o que reflete uma preferência pelos pagamentos à vista e, possivelmente, com desconto.
Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasilienses planejam celebrar o Natal. A maioria (39%) afirmou que pretende passar a data com familiares e amigos próximos, enquanto 35% optarão por comemorações em casa, com quem já mora.
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga.