A Secretaria de Educação (SEEDF) mobilizou 246 instituições educacionais públicas para a aplicação da Prova DF 2024. O exame teve início na última quinta-feira (5) e segue até esta sexta (13).
O objetivo é diagnosticar o desempenho dos estudantes da rede pública em diferentes etapas do processo de ensino e aprendizagem. A avaliação integra a implementação do Sistema Permanente de Avaliação Educacional do Distrito Federal (SipaeDF).
Os participantes serão avaliados em língua portuguesa e matemática. Essa é a primeira edição da avaliação, voltada para estudantes do 2º e 5º anos do ensino fundamental, e envolve 2.949 turmas e 58.541 alunos.
“A Prova DF é uma ferramenta essencial para monitorar a qualidade da educação básica e identificar áreas que precisam de intervenção para melhorar os indicadores educacionais do Distrito Federal”, ressaltou a subsecretária de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação, Franciscleide Rodrigues.
A Prova DF é composta por itens de múltipla escolha, elaborados com base no Currículo em Movimento da Secretaria de Educação e nas matrizes de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).