O ASSUNTO É

País impotente: Criminosos organizados tomam conta do Brasil

Publicado em

São mais de oitenta organizações criminosas operando no Brasil, com ramificações nos diversos setores das atividades públicas e privadas.

Morrem mais pessoas vítimas da violência urbana, no Brasil, do que nos países que vivem em guerra.

Essa realidade vivida, também, pela família brasileira, é do conhecimento das autoridades constituídas e que pouco fazem para minimizar essa grave situação.

Os governos federal, estadual e municipal, quando discutem esse assunto, gastam todo tempo culpando a polícia, a legislação vigente e a descobrir de quem é a competência para tomar providências, como se essa fosse a prioridade maior.

A violência, no estágio em que se encontra, não será contida com discursos políticos e muito menos pelas ideias mágicas de especialistas em segurança pública.

Esses se prestam a criticar as polícias, como se elas fossem as responsáveis pelas injustiças sociais, pelo falido sistema penitenciário, pela legislação penal desatualizada e pelo insuficiente sistema judiciário.

A verdade é que, enquanto as autoridades discutem o sexo dos anjos, os criminosos avançam e as famílias das vítimas formam grupos com faixas pedindo justiça, que nunca vem.

Entra governo, sai governo, e a situação, com raras exceções, continua a mesma.

O que tem a ver o rotariano com esse problema? Tem tudo a ver! É cidadão, é brasileiro, é pai de família e vive na mesma sociedade.

Excluindo o envolvimento da organização rotária, o rotariano tem o dever de promover a paz através do servir e jamais se esquivar de fazer a sua parte na defesa da vida e dos bens materiais.

Se o rotariano for para as ruas repudiar o avanço da criminalidade, com ênfase na violência contra a mulher, será que estará maculando o nome do Rotary? Acho que não.

A verdade é uma só, ou as forças legais assumem a segurança dos brasileiros, ou os criminosos tomam o poder, como já acontece em outros lugares.

*Gercy Joaquim Camelo é rotariano /Coronel da Reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás/ Formação acadêmica em Direito

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições abertas para crianças que desejam fazer curso gratuito de ballet

A Cia Bailarinos de Brasília (CBB) abriu inscrições para a Escola de Formação em Ballet Clássico, voltada a crianças de até 12 anos. O...

Mais Radar

Rotary, ABRACI e SES-DF: Parceria em atendimento à criança autista

Representante do Rotary Club de Brasília e da ABRACI unem forças com a Secretaria de Saúde do DF para reduzir filas de espera e garantir inclusão social e tratamento humanizado a crianças com TEA na capital.

Rotary Club de Brasília celebra líderes e dá posse a novos membros

Homenagens destacam fundadores do mais antigo clube rotário da capital da República e legado de eternas lideranças em evento que reuniu 80 convidados no salão da Fundação dos Rotarianos de Brasília.

Preconceito impede diagnóstico precoce, alerta Shirley Pontes

Durante palestra no Rotary Club Brasília Norte, a gerontóloga Shirley Pontes ressaltou o impacto do preconceito no atraso do diagnóstico do câncer de próstata e defendeu campanhas de conscientização contínuas.

Rotarianos de Brasília recebem governador e futuro líder global

O presidente eleito do Rotary International, Mário Cesar Martins, foi recebido com entusiasmo em Brasília, durante festiva organizada por quatro clubes rotários da capital federal. A visita oficial do governador Eurípedes Lima reuniu líderes do mundo rotatório e reforçou projetos e ações sociais.

Governador e líder do Rotary International visitam clubes de Brasília

Quatro clubes de Brasília recebem o governador distrital Eurípedes Lima e o presidente do Rotary International, Mário César Camargo, em evento que discute desenvolvimento comunitário e homenageia lideranças com a Medalha Ernesto Silva.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação