O ASSUNTO É

Banco Central amplia exigências para instituições participarem do Pix

Publicado em

Apenas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC), poderão solicitar adesão ao Pix, a partir de 1º de janeiro de 2025. A medida ajusta as regras de participação e tem como base o valor das movimentações financeiras de cada empresa.

Segundo o BC, a resolução deve “garantir que o serviço continue sendo prestado de forma segura, inclusiva e transparente para a população”. O Banco autoriza, regula e supervisiona instituições financeiras para garantir a estabilidade e o funcionamento adequado do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

No total, são 867 instituições ativas no Pix e 80 em processo de adesão. O banco traz que “os atuais participantes não autorizados poderão continuar participando, desde que protocolem pedido de autorização dentro dos prazos estabelecidos na regulação”.

As instituições de pagamento que ainda não fazem parte do Pix e que não se enquadram no critério geral para solicitar autorização de funcionamento pelo BC, podem pedir adesão ao o sistema instantâneo de pagamentos.

Enquanto a autorização não é concedida, os participantes do Pix com processo em curso, bem como aqueles que ainda não tenham alcançado o período para apresentar o pedido passam a estar sujeitas as medidas atuais, a partir de 1° de julho de 2025.

Segundo o BC, as medidas têm como objetivo compatibilizar os requerimentos regulatórios ao nível de exigência operacional requerido para a oferta de pagamentos instantâneos aos clientes, além de tornar mais efetiva a atividade de supervisão exercida pelo Banco.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caixa abre nesta segunda contratações do programa Reforma Casa Brasil

A Caixa Econômica Federal começou as contratações do Programa Reforma Casa Brasil. Famílias com renda mensal de até R$ 9,6 mil poderão financiar a...

Mais Radar

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 605/2025 com...

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

As vagas disponibilizadas durante a feira, que é online, contemplam as cadeiras de aprendiz, estágio, trainee e demais posições de entrada, como analistas e assistentes.

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

A Secretaria da Receita Federal informou que antecipou o pagamento e, ao...

Proposta do Orçamento de 2026 prevê salário mínimo de R$ 1.631

A nova regra de correção fez o governo elevar a previsão...

Pix ganha impulso em locais visitados por brasileiros no exterior

Nas férias de julho, a dentista Tuanny Monteiro Noronha, de Brasília,...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.