No próximo domingo, 27 de outubro, os 34 clubes rotários do Distrito Federal se reunirão para um grande evento no Eixão do Lazer, na altura da 207 Norte, a partir das 9 horas.
O movimento tem como objetivo aumentar a conscientização da população sobre a relevância do combate à poliomielite e da vacinação.
A ação terá o “Carro de Vacinas” e o personagem “Zé Gotinha”, que é um símbolo da campanha de vacinação no Brasil.
O movimento dos rotarianos do Distrito Federal tem apoio da Secretaria de Saúde e do Choro Eixo, que colaboraram com os clubes rotários nos últimos três anos para marcar o Dia Internacional de Combate à Pólio, em 24 de novembro.
A poliomielite, ou pólio, é uma doença viral altamente contagiosa que pode causar paralisia e, em alguns casos, a morte.
Apesar de a poliomielite ter sido quase erradicada em diversas partes do mundo, ainda existem áreas onde a doença persiste, o que torna a erradicação completa um desafio constante.
Rotary Internacional, uma das maiores organizações de serviços do mundo, tem sido um dos principais defensores da luta contra a poliomielite, tendo se dedicado à erradicação da doença desde 1985.
Desde então, o Rotary, em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), UNICEF e outros parceiros, tem trabalhado incansavelmente para vacinar crianças em áreas de risco e promover a conscientização sobre a importância da vacinação.
A campanha “End Polio Now” (Ponha fim à Pólio agora) lançada pela organização global tem se espalhado por todos os continentes.
A iniciativa do próximo domingo no Eixão tem como objetivo educar a população, desmistificar informações incorretas e incentivar os pais a imunizarem seus filhos.
A eliminação da poliomielite não depende apenas de instituições e governos; a comunidade deve participar, pois é uma ação que beneficia a todos.
Cada cidadão pode contribuir para a luta contra a pólio, seja comparecendo a eventos de conscientização, imunizando seus filhos ou divulgando informações corretas sobre a doença e a importância da vacinação.
A mobilização dos clubes rotários no Distrito Federal no dia 27 de outubro representa uma oportunidade valiosa sobre a prevenção da doença.