Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores das eleições municipais.

O ASSUNTO É

Defuntos surgem das covas para assombrar candidato a prefeito de Valparaíso

Publicado em

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO- órgão do Ministério Público de Goiás, solicitou o avanço da segunda fase do inquérito que investiga uma suposta organização criminosa, conhecida como “a máfia dos papas -defuntos” que atuava dentro da Prefeitura de Valparaíso de Goiás.

O candidato a prefeito José Antonio Ribeiro (PL), e vários servidores da prefeitura são alvos das investigações que apuram crimes de extorsão e corrupção.

O pedido chegou na semana passada à Divisão de Oficial de Promotoria de Justiça de Valparaíso.

O candidato a prefeito terá que prestar depoimento acerca das denúncias contra ele.

A denúncia que gerou a inicial do processo de investigação do GAECO,  foi feita em 2022 por Fernando Viana de Sousa, empresário do ramo funerário com atuação em Valparaíso de Goiás. Veja trecho da peça:

Parte das denúncias feitas pelo empresário Fernando Viana junto ao Ministerio Público de Goiás

Segundo ele, José Antonio, então secretário de Assistência Social, exigia R$ 1.000 por cada urna funerária com defunto enterrado por meio do contrato com a Prefeitura.

O esquema teria começado em 2015, após o empresário vencer uma licitação para fornecer caixão até 2022.

Viana relatou que servidores municipais e vereadores da cidade começaram a cobrar propina, ameaçando substituir a empresa por concorrentes caso o pagamento não fosse feito.

O empresário também acusou o atual prefeito, Pábio Mossoró (MDB), de envolvimento no esquema que ele considerou como “mafia dos papas-defuntos”.

O inquérito ficou parado na primeira fase no Ministério Público de Valparaíso até que o Gaeco solicitasse na semana passada que fossem realizadas novas intimações dos supostos envolvidos.

O candidato a prefeito José Antonio e sua equipe não se manifestaram sobre o caso até o momento. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

DF restringe horário de distribuidoras de bebidas

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta...

Mais Radar

Valparaíso: Yvelônia cresce na reta final e atrai ataques dos desesperados

Nem mesmo a criação de mentiras "plantadas" pelos adversários contra Maria Yvelônia pode intimidar a população de Valparaíso de Goiás que luta por mudanças. A candidata possui o maior apoio político e popular da história da cidade.

Cidades do Entorno prontas para as eleições municipais do próximo domingo

À véspera das Eleições Municipais de 2024, as cidades do Entorno do DF, com mais de 580 mil candidatos aptos, se preparam para escolher seus prefeitos e vereadores. Embora não tenha segundo turno na região, a disputa ser'a acirrada e contar'a com a forte influência de políticos brasilienses.

Disputa para prefeito de Valparaíso está entre Yvelônia e Marcus Vinícius

A candidata de Bolsonaro, desponta como favorita na acirrada disputa pela prefeitura de Valparaíso de Goiás. Com forte apoio popular e político, sua candidatura ganha força nos últimos dias antes das eleições. Ela agora enfrenta de igual para igual o candidato Marcus Vinicius, apoiado pelo prefeito Pábio Mossoró.

Surpreendente virada em Valparaíso torna Yvelônia a franco favorita

A visita de Jair Bolsonaro, Michele, Celina Leão e Damares Alves à campanha de Maria Yvelônia surpreende e altera a disputa pela prefeitura de Valparaíso.  A movimentação política promete redefinir o poder na cidade, que há duas décadas se concentra em dois grupos tradicionais.

Com Bolsonaro pedindo voto, Yvelônia pode vencer em Valparaíso

O ex-presidente Jair Bolsonaro participa de mega carreata em Valparaíso de Goiás para apoiar a candidatura de Maria Yvelônia. Acompanhado por Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Celina Leão, o evento parou na cidade.

Últimas do Radar Político