Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Jane Klebia condena atos racistas em jogo Sub-15 no Paranoá

Publicado em

A presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Jane Klebia, sua indignação diante de mais um caso de racismo ocorrido no Distrito Federal.

O incidente, que envolveu um jovem jogador do Paranoá Esporte Clube, de apenas 15 anos, ocorreu durante as quartas de final do Campeonato Candango Sub-15, realizado no Gama.

Segundo relatos, o jovem foi alvo de injúrias raciais, sendo chamado de “macaco”, “preto”, “macaco noiado” e outras expressões racistas, além de ter sido sugerido que ele estava no lugar errado e que deveria “comer bananas”.

Tais ofensas, carregadas do veneno do racismo, são vistas como inaceitáveis e chocantes pela deputada, especialmente em um ambiente que deveria ser de celebração e competição saudável.

Jane Klebia, que além de presidir a Comissão de Segurança da CLDF é também uma mulher negra, ressaltou que o esporte não pode, em hipótese alguma, ser palco para crimes de ódio como esse.

“A impunidade não pode prevalecer”, afirmou, comprometendo-se a não descansar até que todos os fatos sejam rigorosamente apurados e os responsáveis devidamente punidos.

A deputada também expressou sua solidariedade ao jovem, à sua família e à diretoria técnica do Paranoá Esporte Clube, reforçando que essa é uma luta de toda a sociedade e que o racismo não pode passar impune no Distrito Federal.

Análise dos fatos:

A pronta reação da deputada Jane Klebia é essencial em um momento em que a sociedade brasileira, em especial a de Brasília, precisa tomar uma posição firme contra o racismo.  Não podemos mais aceitar que os criminosos racistas tentem minimizar seus atos com  pedidos de desculpas superficiais, uma prática recorrente e desgastada que já não engana ninguém ou que pague umas cestas básicas e fica tudo certo. Não, não pode ser mais assim. O caso abordado por Jane Klebia, envolvendo um dirigente do time do Gama, que foi identificado como o autor das injúrias raciais, é emblemático. Não é mais aceitável esse tipo de  comportamentos tão abomináveis. Pedidos de desculpas, nessas circunstâncias, são insuficientes. O racismo precisa ser extirpado da nossa sociedade, e isso só será possível com a aplicação de punições mais duras e efetivas para quem comete tais crimes.  O racismo não pode ter espaço, nem no esporte, nem em qualquer outra esfera da vida social, e a reação de Jane Klebia nos lembra que essa é uma luta que deve ser travada por todos nós.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Prova de Vida foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional...

Mais Radar

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político