Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Publicado em

Quem vale mais para um partido: um deputado federal ou um deputado distrital? Esse foi o argumento que teria sido levantado pelo deputado federal Rafael Prudente (DF) ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), em um encontro reservado na semana passada.

Rafael Prudente, que já presidiu a legenda no Distrito Federal, foi deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa por dois mandatos.

Na época de sua posse, a cerimônia contou com a presença do ex-presidente da República José Sarney, do presidente do MDB Nacional, Romero Jucá, e do ex-senador Valdir Raupp.

Com essa articulação, Prudente “tomou” o partido do ex-deputado Tadeu Fillipelli, que, por sua vez, havia tomado anos antes do ex-governador Joaquim Roriz.

Em 2022, Rafael Prudente se elegeu deputado federal, integrando a bancada emedebista na Câmara com outros 43 deputados.

Apesar de seu peso político, ele perdeu o controle do partido no DF para o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente do legislativo local.

Wellington Luiz pretende estender seu mandato como presidente do MDB até as eleições de 2026, quando seu atual mandato termina no dia 19 de agosto do próximo ano.

Contudo, Rafael Prudente se antecipou e começou a pressionar a direção nacional para retomar o controle do MDB no DF.

Caso Prudente consiga reaver o comando do partido, o cenário político de 2026 pode sofrer mudanças radicais em seus mais variados aspectos.

O movimento do deputado federal passou a ser um dos fatos mais importantes a ser observado com atenção tanto pelos partidos da base aliada do governo local quanto pelos partidos de oposição.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Prova de Vida foi feita por 90% dos beneficiários do INSS

De acordo com o governo federal calcula que, 30,5 milhões de beneficiários do Instituto Nacional...

Mais Radar

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.

Agosto Lilás: Sandro Avelar convoca sociedade contra feminicídio no DF

No Agosto Lilás, Sandro Avelar convoca a sociedade brasiliense a agir contra o feminicídio, crime que cresce no DF e ocorre, em sua maioria, dentro de casa. "Denunciar é proteger vidas e romper o ciclo da violência", diz ele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político