Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Rafael Prudente se articula para tomar o MDB do DF, antes de 2026

Publicado em

Quem vale mais para um partido: um deputado federal ou um deputado distrital? Esse foi o argumento que teria sido levantado pelo deputado federal Rafael Prudente (DF) ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), em um encontro reservado na semana passada.

Rafael Prudente, que já presidiu a legenda no Distrito Federal, foi deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa por dois mandatos.

Na época de sua posse, a cerimônia contou com a presença do ex-presidente da República José Sarney, do presidente do MDB Nacional, Romero Jucá, e do ex-senador Valdir Raupp.

Com essa articulação, Prudente “tomou” o partido do ex-deputado Tadeu Fillipelli, que, por sua vez, havia tomado anos antes do ex-governador Joaquim Roriz.

Em 2022, Rafael Prudente se elegeu deputado federal, integrando a bancada emedebista na Câmara com outros 43 deputados.

Apesar de seu peso político, ele perdeu o controle do partido no DF para o deputado distrital Wellington Luiz, atual presidente do legislativo local.

Wellington Luiz pretende estender seu mandato como presidente do MDB até as eleições de 2026, quando seu atual mandato termina no dia 19 de agosto do próximo ano.

Contudo, Rafael Prudente se antecipou e começou a pressionar a direção nacional para retomar o controle do MDB no DF.

Caso Prudente consiga reaver o comando do partido, o cenário político de 2026 pode sofrer mudanças radicais em seus mais variados aspectos.

O movimento do deputado federal passou a ser um dos fatos mais importantes a ser observado com atenção tanto pelos partidos da base aliada do governo local quanto pelos partidos de oposição.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto Paraíso de Goiás, Aparecida...

Mais Radar

E quem disse que uma mulher não pode cantar? Só os imbecis acham que não

Celina Leão reagiu com firmeza ao machismo disfarçado de crítica política. Cantar, encantar e celebrar o povo não diminui uma mulher pública: revela força, autenticidade e liberdade. "O preconceito não silencia quem lidera com alegria", ela na festa da ABBP.

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político