Aprovação da Reurb favorece condomínios do Altiplano Leste e e 26 de Setembro

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em dois turnos e redação final na última terça-feira(25), o projeto de lei complementar nº 49/2023, que altera a Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb).

A proposta, encaminhada pelo Palácio do Buriti aos distritais, visa facilitar a regularização de novas áreas no DF.

Com a aprovação, regiões como Altiplano Leste e 26 de Setembro serão diretamente beneficiadas.

O objetivo do projeto é regularizar núcleos urbanos consolidados e de impossível reversão, onde não há possibilidade de remoção dos ocupantes e

A Reurb é um importante instrumento para promover a segurança jurídica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas áreas.

A nova legislação pretende agilizar o processo de regularização e garantir que essas comunidades recebam investimentos em infraestrutura, como redes de água, esgoto, energia e

A aprovação do projeto representa um avanço na regularização dos condomínios horizontais do DF e possibilita a inclusão de áreas informais no planejamento urbano, promovendo um desenvolvimento mais organizado e sustentável.

Os moradores das áreas beneficiadas aguardam agora a sanção do governador Ibaneis Rocha e a implementação das medidas.

Aprovação da Reurb é marco positivo, afirma advogado especialista

Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a decisão do governador Ibaneis Rocha de assinar um decreto que autoriza a expedição de alvará para as obras iniciais, situadas em área de regularização fundiária urbana.
Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a aprovação da Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb) pela Câmara Legislativa do DF.

O advogado especialista em Direito Fundiário, Mário Gilberto Oliveira, destacou que a aprovação da Reurb pela Câmara Legislativa representa um marco positivo na regularização fundiária dos condomínios horizontais do Distrito Federal.

Segundo ele, a nova legislação garantirá a segurança jurídica dos parcelamentos consolidados, beneficiando centenas de moradores dos condomínios do Setor Habitacional Altiplano Leste.

“A medida certamente será sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e legalizará a situação dos moradores que adquirirem seus imóveis de boa fé. O DF já conta com boas leis para promover a regularização fundiária e garantir a segurança jurídica dos condomínios consolidados. Com a Reurb todos ganham:  o governo, por promover a venda direta de lotes, e o morador, que deseja regularizar a situação e chamar a casa onde mora, de sua”, disse Mário Gilberto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Edson Lobão lança Memórias e Testemunhos, um documento histórico que revela os bastidores da democracia brasileira. Com prefácio de José Sarney, a obra combina jornalismo e vivência política, iluminando os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.