Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

CFM critica uso político de visitas a hospitais públicos do DF

Publicado em

Rosylane Rocha, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), reagiu fortemente às recentes incursões de políticos nas unidades de atendimento de saúde de Brasília, como o Hospital Regional de Santa Maria.

Segundo a médica, essas visitas têm causado tensões entre os usuários do sistema e os profissionais de saúde, prejudicando o trabalho realizado.

Rocha reconheceu o direito dos parlamentares de conhecerem as condições de atendimento oferecidas à população.

No entanto, ela enfatizou que essas visitas inesperadas têm gerado desconforto e desorganização.

“Contudo, essas passagens causaram tensão entre os usuários do sistema e os profissionais de saúde, trazendo transtornos ao trabalho ali realizado. Inclusive, as visitas fizeram mal ao questionarem a integração das equipes que dependem dessa união de forças para dar conta da demanda que é muita”, declarou.

A vice-presidente do CFM argumentou que, em nome da segurança do paciente e do exercício ético e competente da medicina, os políticos devem evitar essas incursões.

“Por melhores intenções que tenham, conturbam um ambiente que deve ser 100% dedicado à assistência”, afirmou.

Rosylane Rocha sugeriu alternativas para os parlamentares que desejam melhorar a assistência e obter informações.

“O primeiro deles é a interpelação dos gestores da rede pública, que podem oferecer os dados que solicitem sem maiores dificuldades. Além disso, esse interesse em defesa dos direitos dos cidadãos pode ser manifesto nos plenários legítimos”, pontuou.

A médica reforçou a importância de um ambiente hospitalar organizado e tranquilo para garantir a qualidade do atendimento à população, pedindo que os políticos encontrem outras formas de se informar e contribuir para a melhoria do sistema de saúde pública.

Rocha afirmou que essas incursões causam tensão entre usuários e profissionais de saúde, prejudicando o trabalho. Ela defendeu que o ambiente hospitalar deve ser 100% dedicado à assistência. Rocha sugeriu que políticos busquem informações por meio de gestores da rede pública e plenários legítimos.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Edson Lobão lança Memórias e Testemunhos, um documento histórico que revela os bastidores da democracia brasileira. Com prefácio de José Sarney, a obra combina jornalismo e vivência política, iluminando os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo

Mais Radar

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Edson Lobão lança Memórias e Testemunhos, um documento histórico que revela os bastidores da democracia brasileira. Com prefácio de José Sarney, a obra combina jornalismo e vivência política, iluminando os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.

BRB e Banco Master: uma aquisição estratégica para o Distrito Federal

Paulo Henrique Costa, presidente do BRB, defende a compra do Banco Master, que trará R$ 1,5 bi em lucros e fortalecerá o DF. Um marco para o BRB, que cresce e beneficia a população 

DF: Esquerda rachada entre o “cabrito novo” Grass e o “forasteiro” Cappelli

A disputa para liderar a esquerda no DF, segue sem consenso: Leandro Grass é visto como um "cabrito novo" e "oportunista", enquanto Ricardo Cappelli como "forasteiro fanfarrão". Sem unanimidade, a esquerda encontra dificuldades para escolher um nome ao Buriti.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político