O ASSUNTO É

Rede pública do DF registra aumento de 172% nos partos humanizados

Publicado em

São realizados em média 362 partos normais e humanizados por mês na rede pública de saúde do Distrito Federal. O balanço mensal é 172% maior do que os partos do tipo registrados em 2019. Até agosto, foram 2,9 mil procedimentos.

O DF conta com 10 centros obstétricos e a Casa de Parto em São Sebastião, referência em partos. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF), há 120 enfermeiros obstetras em toda a rede.

Esses profissionais são aptos a assistir o parto normal de todas as mulheres que estejam em uma gravidez considerada fora de risco.

Amanda Fedevjcyk, referência técnica distrital em partos humanizados, explica que a casa de parto de São Sebastião pode ser citada como exemplo. “Houve uma procura muito grande de mulheres que, inclusive, faziam pré-natal na rede particular, mas, para o parto buscaram a casa”.

Ela explica que, a casa ainda é a mais qualificada para esse tipo de atendimento, mas na rede privada, alguns hospitais já contam com quarto equipado para a cirurgia.

“O parto natural e humanizado considera as vontades e escolhas da mulher, desde que não haja risco de vida para ela e para o bebê. “Caso os profissionais percebam que não houve evolução, o parto não deixa de ser humanizado. Haverá opções de intervenção, mas sempre respeitando a escolha dela”, enfatiza Amanda.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Um conselho? É preciso concertar (Reflexões sobre o CNJ)

"É preciso concertar para não precisarmos consertar um erro histórico de enfraquecer o Judiciário, ajudando a minar a democracia."

Mais Radar

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Anvisa adia para sexta (19) debate sobre cigarro eletrônico

O debate sobre a regulamentação de cigarros eletrônicos no Brasil foi...

GDF inaugura tenda de acolhimento para dengue em Planaltina

A tenda é equipada com recursos completos para atendimento, incluindo triagem, consultórios, farmácia e sala de hidratação.

SES-DF cria grupo de combate ao mosquito aedes aegypti

A iniciativa busca responder de maneira ágil à ameaça que o mosquito representa para a saúde pública no Distrito Federal.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»