O ASSUNTO É

Dengue no DF aumenta 375% em um ano; Ceilândia tem maior registros

Publicado em

Dos casos prováveis de dengue, o Distrito Federal registrou 69.951 entre 2 de janeiro e 26 de novembro deste ano. Neste mesmo período, 11 pessoas morreram pela doença na capital federal.  

Na mesma temporada do ano passado, foram 14.115 casos prováveis em Brasília. Dados da Secretaria de Saúde, divulgados na última quinta-feira (8), mostram um aumento de 375,2% no número de infectados em comparação ao mesmo período de 2021.

O maior número de casos se concentra em Ceilândia, com 11.216 ocorrências. Depois, aparecem Samambaia com 6.281 casos e Taguatinga que registra 4.358 notificações. Dos 11 óbitos, cinco foram de homens e seis, de mulheres. Entre as vítimas, cinco tinham mais de 80 anos.

Os principais sinais da dengue são febre alta de mais de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

A doença também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave se apresenta com dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento pelo nariz.

Algumas dicas para prevenir o foco do mosquito transmissor da doença é utilizar telas de proteção, deixar portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol, manter o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos e tampar tonéis, caixas d’água e qualquer recipiente que possa acumular água parada. 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF estuda usar pavimento em concreto com fibras sintéticas

O Governo do Distrito Federal (GDF) estuda utilizar pavimento em concreto com fibras sintéticas nas obras públicas. O método construtivo foi apresentado à Secretaria...

Mais Radar

UBSs do Distrito Federal: Porta de entrada para a saúde infantil

As Unidades Básicas de Saúde são o ponto de partida para garantir a saúde e o bem-estar das crianças do Distrito Federal. Segundo a SES, o sistema de saúde estar organizado e preparado para enfrentar as demandas.

Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da...

Tendas de acolhimento registram 1.342 atendimentos no DF

Desde a sua instalação, mais de 14.200 pacientes receberam assistência médica nessas estruturas.

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Com uma nova medida, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e...

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Foi confirmada a compra de 12,5 milhões de doses de vacina...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»