Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Publicado em

O senador José Antonio Reguffe anunciou pela tribuna do plenário do Senado que não é mais do Podemos e que o seu novo partido é o União Brasil.

O discurso e a decisão do senador, feito a dez dias que faltam para o fechamento da janela partidária, foi sentido como um tapa na cara do Podemos que tem como candidato o juiz Sérgio Moro para a presidência da República.

O Podemos contava com Reguffe como candidato a governador do Distrito Federal.

Embora o presidente do Podemos local, Cristian Viana, ter minimizado ao Radar nesta quarta-feira (23), que a anunciada  “pulada de cerca” do senador, não causaria nenhum prejuízo ao partido, a cúpula nacional pensa ao contrário.

Alguns interlocutores da legenda afirmam que a saída do senador foi um “ato de trairagem” por provocar embaraços na construção das nominatas para a Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do DF.

A postura do senador brasiliense desagradou, profundamente, por exemplo, o senador Álvaro Dias(PR).

O senador paranaense foi quem abonou a  ficha de filiação de Reguffe, em setembro de 2019, quando a maioria das legendas no Congresso o rejeitava por seguir na contramão dos “interesses” partidários.

Ele foi contra a aprovação do bilionário Fundo Partidário e terminou se bandeando para o União Brasil, partido que conta com a maior fatia do bolo do dinheiro público que servirá para irrigar a sua campanha.

Se no  Podemos, José Antonio Reguffe enrolou, até a última hora, sem dizer se sairia ou não candidato a governador,  no União Brasil ele não terá a mesma liberdade por depender, ainda, da vontade da alta cúpula do novo partido.

Nos bastidores, corre a notícia que o presidente nacional Luciano Bivar (PE), ofereceu a legenda para que Reguffe dispute o Senado ou uma vaga de deputado federal.

Quanto ao projeto da disputa majoritária para o Buriti, a “conversa” seria mais a cima. Traduzindo: não existir almoço de graça.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Quer saber mais sobre política do DF? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Divulgado resultado para premiação de agentes culturais do FAC

O resultado final do FAC II Premiações foi divulgado pela Secretaria de Cultura e Economia...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação