O ASSUNTO É

Se lascou! Luís Miranda pode perder mandato por distribuir iphone a eleitores

Publicado em

O deputado federal eleito Luís Miranda (DEM), pode perder o mandato em ação que tramita no Tribunal Regional Eleitoral. Ele é acusado de ter distribuído Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores. Miranda foi eleito com 65.107 votos no 1º turno das Eleições 2018. O processo está sendo analisado por um desembargador eleitoral

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Uma ação de investigação para apurar crimes eleitorais, como gastos ilícitos de recursos financeiros de campanha e abuso de poder econômico, foi impetrada nesta quarta-feira pelo Partido Patriota contra o deputado federal eleito Luiz Miranda.

O processo (0603108-57.2018.6.07.0000 ) está nas mãos do corregedor Regional Eleitoral, desembargador Waldir Leôncio Júnior. Se for julgado procedente a denúncia, Miranda terá a cassação do registro ou expedição diploma do mandato e ficará inelegível por oito anos.

As provas contra o deputado eleito pelo Democratas sobre o cometimento de compra de votos são robustas, segundo o advogado especializado em direito eleitoral e presidente do Patriota-DF, Paulo Fernando Melo da Costa.

“Na petição estão vídeos em que o deputado eleito aparece fazendo sorteio de Iphones no valor unitário de R$ 6.990,00 a seus eleitores durante a campanha eleitoral. Isso é crime. Oferecer dinheiro, presente ou qualquer vantagem para o eleitor em troca de voto, ainda que a oferta não seja aceita, a conduta configura ilícito eleitoral tido como corrupção eleitoral ativa ”, afirma o advogado Paulo Fernando.

Ele sustenta ainda que Luis Miranda, deputado federal eleito, abusou do poder econômico fato que afetou todos os legitimados para igual cargo na disputa eleitoral.

Na prestação de contas o candidato eleito, não apresentou comprovante da despesa de pagamento realizado na veiculação de anúncios publicitários realizado no jornal Correio Brasiliense.

O Radar procurou o deputado eleito por telefone, mas não atendeu as ligações.

Veja a ação de investigação contra Luis Miranda:

[pdf-embedder url=”https://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2018/11/COMPRA-DE-VOTOS.pdf” title=”COMPRA DE VOTOS”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Uso racional da água rende desconto de 20% na conta

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai premiar 531.781 clientes que entre 2022 e 2023 conseguiram reduzir em 20% o consumo...

Mais Radar

Roosevelt Vilela observa eleições mexicanas em meio à violência

"Participar como observador deste processo eleitoral no México é uma responsabilidade que assumo com o objetivo de contribuir para a transparência e legitimidade das eleições. A violência que tem assolado o país é um triste reflexo das dificuldades enfrentadas, mas reforça ainda mais a importância de nossa missão", diz o deputado distrital

Distritais aprovam criação de subsidiária do BRB para loterias

Proposto pelo Executivo, o texto foi acatado com três emendas e está pronto para ser enviado ao governador Ibaneis Rocha, para sanção ou veto.

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»