O ASSUNTO É

CRISTOVAM DIZ QUE A EDUCAÇÃO DO DF PAGA ALTO PREÇO PELA IGNORÂNCIA DO GOVERNO

Publicado em

“O coveiro da educação”. Foi assim que o senador Cristovam Buarque, professor e ex-reitor da UNB, se referiu à falta de prioridade ao setor da Educação do Distrito federal revelada na última terça-feira (02/01), pelo próprio governo de Brasília, ao anunciar o balanço de três anos do governo Rollemberg. Apenas 31% das promessas de governo para o setor foram cumpridas

Por Toni Duarte

Amargando a antepenúltima posição no ranking dos governadores brasileiros que mais cumpriram, ou, na ordem inversa, em terceiro lugar entre os que não cumpriram as promessas de campanha, o governador Rodrigo Rollemberg, (PSB) por ignorância, falta de visão e ousadia, empurrou literalmente a educação do DF para a sepultura.

Ao Radar o senador Cristovam Buarque (PPS), lamentou que o DF esteja na rabeira do ranking nacional da educação e em posição nada confortável, perdendo até mesmo para Estados considerados mais pobres, como o Maranhão e para municípios, como Sobral, no Ceará.

Na avaliação do senador o balanço dos três anos de governo Rollemberg voltado para a educação reforça o quanto o DF é frágil nesse quesito e o quanto a educação neste governo se transformou em uma tragédia.

“O governador fala, e com alguma razão, alegando as dificuldades financeiras, no entanto outros estados, com dificuldades financeiras bem maiores, conseguiram melhorar na educação muito mais do que o DF”, disse o senador.

E não foi por falta de aviso, sustenta Cristovam. Segundo ele, algumas vezes chegou a procurar Rollemberg para informá-lo  o que estava acontecendo em outros estados e como o governo poderia melhorar o sistema.

“Liguei uma vez por conta da informatização das escolas de São José dos Campos, (SP),  por conta das experiências em Vitória (ES), em outro momento  para falar o que acontecia em Sobral (CE). Ele nem deu ouvidos”, contou o senador.

Ele ressaltou que as promessas de Rollemberg para a área da educação já não eram tantas por não ter conhecimento das evoluções tecnológicas que está acontecendo na área da educação em todo o mundo.

“A educação de dez anos atrás é diferente da de hoje. Ela evoluiu na importância do horário integral e na informatização das escolas. No entanto, a gente viu o governador fechar escolas do horário integral. Isso é bem pior do que foi apresentado neste levantamento feito pelo G1”.

Cristovam disse que essa pouca importância dada pelo governo Rollemberg ao setor da educação já era de se esperar e que foi essa uma das razões que o levou a se afastar logo no início do governo.

“Eu provoquei um debate em que estava o secretário de educação, que, na minha avaliação, tem uma visão conservadora, lenta e sem compromisso de mudar e transformar as coisas. Isso é visível”, criticou.

Para o senador Cristovam Buarque, que além de professor e ex-reitor da Universidade de Brasília, é o ex-governador que mais priorizou a educação, disse ser triste ver o DF ficando para trás em relação a outros estados.

“Toda vez que brigo por mais recursos para a educação, tem gente que diz que a questão da educação não é por causa de mais dinheiro, mas por má gestão, e, o que é pior, coloca o DF como má referência, disse Cristovam.

Ele afirma ainda que a revelação pública do governo Rodrigo Rollemberg de não ter tratado a educação como uma prioridade nestes três anos de governo é um atestado de que tudo vai muito mal.

“Ele até que podia justificar que não priorizou a educação, mas que teve que cuidar bem da saúde, ou que priorizou a segurança, ou que cuidou das estradas esburacadas. No entanto, não fez nenhuma coisa e nem outra. Em nenhum desses setores a sociedade pode concordar que este governo foi capaz”, afirmou o senador.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Beneficiários do CME têm até 11 de junho para usar valores disponíveis

Por meio da Secretaria de Educação, o Governo do Distrito Federal emitiu um aviso importante sobre o prazo de utilização do Cartão Material Escolar...

Mais Radar

Projeto-piloto leva chorinho e aulas de musicalização para a escola pública

 A expectativa do projeto é atender ao todo 250 jovens, divididos em dez turmas com 25 alunos cada.

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Neste domingo (5), cerca de 2,1 milhões de candidatos devem participar...

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda (29)

Com o prazo aberto até 10 de maio, interessados em participar...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»