O ASSUNTO É

ADVOGADO APELA AO MP PARA OBRIGAR DISTRITAIS ACABAR COM FARRA INDENIZATÓRIA

Publicado em

O advogado Carlos Alberto Araújo Souza, apelou ao Ministério Público do Distrito Federal que inicie uma ação civil para denunciar deputados distritais que se recusam a votar um Decreto Legislativo da Câmara Legislativa que propõe o fim da verba indenizatória. Os distritais são acusados de fugirem do plenário todas as vezes que a medida entra na pauta de votação

Por Toni Duarte//

A última terça-feira (03), completa  a 15ª sessão ordinária deste ano da Câmara Legislativa  sem que o Decreto Legislativo de iniciativa da mesa diretora da Casa, tenha sido analisado pelos distritais embora permaneça na pauta do plenário.

O fim da verba indenizatória, usada pelos parlamentares para aluguel de escritórios, material de expediente, aluguel de carros e abastecimento de combustível, vai gerar uma economia de R$9,3 milhões por ano aos cofres públicos. Por mês, cada distrital tem R$ 25,3 mil para despesas do mandato.

A não votação da proposta, que acaba com a vergonhosa farra do dinheiro público, é motivada pela falta de quórum. Ou seja: os parlamentares fogem do plenário como o diabo foge da cruz.

Por causa disso o advogado e pré-candidato a deputado distrital Carlos Alberto Araújo Souza (Avante), requereu diretamente a Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão do MPDFT, a promoção de uma ação civil pública contra a Câmara Legislativa.

O pedido tem o objetivo de colocar um ponto final na nefasta prática de deputados distritais que se ausentam durante as votações plenárias e que faltam sessões sem justificativa legal.

“A manobra imoral e ilegal usada pelos deputados configura-se em um verdadeiro acinte a moralidade pública”, diz o advogado no documento enviado ao MP.

Para Carlos Alberto Araújo, os distritais recebem salários sem prestar o efetivo serviço de interesse da população, o que configura o enriquecimento ilícito.

“Eles estão se valendo desse ardil  para não ter que votar pela rejeição do projeto que põe o fim na vergonhosa verba indenizatória”, disse o advogado, ao protocolar o documento no Ministério Público.

LEIA O COMPLETO TEOR DO DOCUMENTO

[pdf-embedder url=”http://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2018/04/PETICAO-MP-1.pdf” title=”PETICAO MP”]

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Dupla que matou a tiros em Ceilândia pega mais de 40 anos de cadeia

O crime foi praticado por motivo torpe, decorrente de desavenças relacionadas ao tráfico de drogas e à grilagem de terras.

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»