O ASSUNTO É

Adeus: Rollemberg começa limpar as gavetas e se prepara para transição

Publicado em

Sem saber se chegará ao segundo turno, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), determinou ao seus secretários que limpem as gavetas de suas respectivas secretarias e se preparem para a transição de governo que pode ocorrer se houver um vencedor na disputa pelo governo do Distrito Federal no primeiro turno das eleições que ocorrem neste domingo (07)

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Se o governador Rodrigo Rollemberg tenta mostrar algum ânimo nestas últimas horas que faltam para o encerramento da campanha eleitoral, estabelecida pela lei, no entanto,  a maioria absoluta do secretariado, de primeiro e segundo escalão, silenciosamente começa a dá adeus aos últimos suspiros do governo socialista.

Diante dos resultados das duas últimas pesquisas, divulgadas pelo Ibope e Datafolha, esta semana, o chefe do executivo determinou aos seus auxiliares que limpem as gavetas e que estejam preparados para a transição governamental. O chefe da Casa Civil,  Sérgio Sampaio é quem comandará o processo.

A transição governamental  tem por objetivo assegurar que o governador eleito possa receber informações e dados necessários ao exercício da função, assim que tomar posse. A formação do grupo de trabalho é prevista em Lei.

Em caso de resistência em colaborar com a gestão que assume, há risco de condenação por crime de responsabilidade. Ela prevê punição como perda de função pública, suspensão de direitos políticos e pagamento de multa.

Considerando o resultado da mais nova pesquisa divulgada neste sábado (06) pelo Instituto Exata Opinião, que aponta Ibaneis no topo com 40% e aponta como o segundo colocado o governador com 12% das intenções de voto, pode ser um sinal que a corrida pelo Buriti se encerra definitivamente neste domingo.

Caso de fato aconteça, o prazo para criar a comissão responsável por cuidar da “transferência de bastão” é de cinco dias úteis.

Se o pior governador da história de Brasília parece ter jogado a toalha, antes mesmo dos resultados das urnas, o comitê de campanha de Ibaneis Rocha, prefere esperar até a próxima segunda-feira para formar uma equipe técnica para cuidar da transição, sendo o emedebista eleito ou não no primeiro turno.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Tribunal Eleitoral do DF: Cartórios abrem neste sábado para evitar filas

O objetivo é reduzir o acúmulo de pessoas a serem atendidas nos últimos dias antes do fechamento do cadastro eleitoral, que encerra dia 8 de maio

Mais Radar

Ricardo Vale pede mais agilidade na liberação de verbas culturais

Durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (30), Vale relatou a urgência da situação: "A pasta alegou falta de pessoal, mas a cultura não pode ser interrompida."

Daniel de Castro celebra em sessão solene 30 anos de servidores da CLDF

Durante o evento, o deputado enfatizou a importância desses servidores na transição para o mundo digital e na manutenção da transparência da Casa. Ele destacou que a dedicação deles é fundamental para a evolução da sociedade e do legislativo brasiliense.

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Câmara do DF aprova modificações na Lei Orçamentária de 2024

Após a aprovação pela Câmara, o texto segue para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

“É vergonhoso”, diz Fábio Felix sobre lei ignorada pela Uber no DF

Em visita ao ponto da Uber no aeroporto de Brasília, ele relatou condições precárias, como a falta de banheiros adequados e áreas de descanso, prometendo levar o caso adiante para garantir a aplicação da lei.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»