O ASSUNTO É

ROLLEMBERG PROMOVE OFICIAIS, ENQUANTO “PRAÇAS” DA PMDF VÃO FICANDO PARA TRÁS

Publicado em

Há quem diga que a PMDF tem muito cacique pra pouco índio. São 53  coronéis,  14 a mais do número permitido por lei. Tem ainda 93 tenente-conéis quando deveriam ter só 78 e 271 majores, 72 a mais. Nos últimos 8 anos, a PM tem crescido o quadro de oficiais com fartas promoções, enquanto tem encolhido nas “praças”, cuja maioria se aposenta como no máximo “segundo-sargento” sem almejar o último posto de subtenente como deveria ser

Por Toni Duarte

A maioria dos 10.414 homens entre soldados e cabos combatentes está envelhecendo na mesma graduação sem que a lei seja cumprida. Quem ingressou nas fileiras da PMDF como soldado e que deveria ser graduado a cabo, após dez anos, já chegou há 15 anos e não saiu do lugar. O mesmo acontece com os cabos onde alguns chegaram a segundo-sargento e deverão encerrar a carreira sem alcançar o posto de subtenente, última graduação para as praças.

Apesar de ter prometido, durante a campanha de 2014, de que faria a promoção das praças da PM, independente de vagas, o governador Rodrigo Rollemberg revela estar pouco se lixando para os que estão nas ruas no combate frontal com a marginalidade.

Os policiais militares reclamam do descaso do governo em relação às praças. O que era pra ser motivo de alegria, tornou-se um misto de decepção e de descontentamento generalizado. No último dia 25 de agosto, o governador Rollemberg promoveu pouco mais de 400 praças quando havia mais de duas mil vagas disponíveis.

Militares combatentes, com mais de 15 anos de serviço e mais de cinco anos na graduação, não foram contemplados com a merecida promoção na carreira, que é natural em qualquer serviço público.

O governador Rodrigo Rollemberg insiste em não reduzir o interstício (tempo mínimo que o militar fica em uma graduação), e assim dar um alento aos sofridos praças, aqueles que patrulham diuturnamente para garantir a liberdade da população de transitar sem medo pelas ruas do DF.

A “matrícula 70 mil”, de 2003, foi a mais prejudicada. A maioria dos 800 policiais dessa matrícula já tem mais de 15 anos na mesma graduação e não vão poder fazer o curso para alcançar a promoção. Muitos já foram embora e outros esperam que tenha a redução do interstício em dezembro.

Ao longo dos últimos oito anos, a Polícia Militar do Distrito Federal vem encolhendo drasticamente no seu quadro operacional. Em 2015, inicio do governo Rollemberg, a tropa chegava a 15 mil homens. Hoje, o efetivo caiu para 11 mil policiais, todos desestimulados pela falta das promoções.

Se as promoções faltam para as praças da PMDF, para o quadro de seus oficiais tudo flui com mais facilidade. O “instituto da agregação”, norma já condenada pelo Tribunal de Contas do DF, faz crescer, a cada ano, o inusitado quadro de “coronéis de corredores”, por não terem função ou sala para trabalhar, a não ser nos corredores da corporação.

Enquanto a PM incha pra cima, a instituição centenária emagrece pra baixo. Falta vontade política para solucionar o problema, a exemplo de mudar o sistema das promoções, instituído a promoção por tempo de serviço, independentes de vagas, ou promover uma nova redistribuição de vagas. No entanto, o que acontece é que Rollemberg cultua a tese do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, ao acreditar que, aquinhoando os oficiais, ele pode controlar o resto da tropa. Então, tá!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mensagem de Estímulo: Festiva de alto nível no Rotary Club de Brasília

Foi prazeroso entregar a "Medalha do Mérito Ernesto Silva" e o Diploma Rotário ao nosso companheiro, José Ribamar, um dos oito novos membros que tomaram posse na noite festiva do Rotary Club de Brasília

Mais Radar

Adolescente apreendido após ataque com faca em escola de S. Sebastião

A polícia militar foi acionada e chegou ao local na hora do incidente. Com habilidade e paciência, os oficiais conseguiram convencer o jovem a se entregar.

No Gama: Homem bate na mulher, tenta tocar fogo na casa e vai em cana

O caso chama atenção para a gravidade da violência doméstica e a rápida resposta das autoridades na proteção das vítimas.

Denúncia expõe suposto golpe de precatórios contra aposentados da Saúde

Denúncia revela um suposto estelionato envolvendo precatórios na Secretaria de Saúde do DF, cujas vítimas são na maioria servidores aposentados.. Investigação apura esquema que envolve um servidor do HRAN e advogado

Veja vídeio; Incêndio no carnaval: susto no desfile do Império da Tijuca

O incidente gerou momentos de tensão e medo entre os membros da escola de samba e o público, mas graças à rápida intervenção dos serviços de emergência, maiores danos foram evitados.

Acidente com carreta deixa dois feridos próximo a Brazlândia

O condutor, um homem de 28 anos de idade, perdeu o controle do veículo, levando ao tombamento da carreta. Ele foi atendido e transportado pelo CBMDF ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde recebeu cuidados médicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»