O ASSUNTO É

PF faz operação contra hackers suspeitos de ataque que tirou ConecteSUS do ar

Publicado em

Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (16) contra um grupo criminoso suspeito de invadir sistemas do Ministério da Saúde e de outros órgãos do governo federal.

De acordo com a Polícia Federal, eles foram responsáveis pelo ataque, em dezembro do ano passado. A invasão comprometeu o site Conecte SUS, responsável pelo Certificado Nacional de Vacinação.

As buscas são cumpridas em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Paraíba. Segundo a PF, os envolvidos integram uma “organização criminosa transnacional dedicada à prática de crimes visando entidades públicas e privados no Brasil, Estados Unidos, Portugal e Colômbia”.

Um ambiente em nuvem do Ministério da Sáude foi atacado e arquivos, dados e instâncias foram deletados. A ação acabou comprometendo o ConecteSUS.

A Polícia Federal afirma que o grupo também acessou indevidamente o ambiente virtual de outros orgãos, como Controladoria-Geral da União (CGU); Ministério da Economia; Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Eles também invadiram virtualmente a Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A Polícia investiga os crimes de organização criminosa, invasão de dispositivo informático, interrupção ou perturbação de serviços telegráficos, radiotelegráfico ou telefônico, corrução de menores, e lavagem de capitais.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Caiado premia 150 escolas que se destacaram em alfabetização em Goiás

Caiado entrega premiação a 150 escolas públicas municipais vencedoras do Prêmio Leia 2024. Ao todo, foram distribuídos R$ 18 milhões aos colégios premiados (Fotos: Júnior Guimarães)

Mais Radar

Adolescente apreendido após ataque com faca em escola de S. Sebastião

A polícia militar foi acionada e chegou ao local na hora do incidente. Com habilidade e paciência, os oficiais conseguiram convencer o jovem a se entregar.

No Gama: Homem bate na mulher, tenta tocar fogo na casa e vai em cana

O caso chama atenção para a gravidade da violência doméstica e a rápida resposta das autoridades na proteção das vítimas.

Denúncia expõe suposto golpe de precatórios contra aposentados da Saúde

Denúncia revela um suposto estelionato envolvendo precatórios na Secretaria de Saúde do DF, cujas vítimas são na maioria servidores aposentados.. Investigação apura esquema que envolve um servidor do HRAN e advogado

Veja vídeio; Incêndio no carnaval: susto no desfile do Império da Tijuca

O incidente gerou momentos de tensão e medo entre os membros da escola de samba e o público, mas graças à rápida intervenção dos serviços de emergência, maiores danos foram evitados.

Acidente com carreta deixa dois feridos próximo a Brazlândia

O condutor, um homem de 28 anos de idade, perdeu o controle do veículo, levando ao tombamento da carreta. Ele foi atendido e transportado pelo CBMDF ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde recebeu cuidados médicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»