O ASSUNTO É

Morador de rua do DF descobre que tinha nome usado para lavar dinheiro de narcotráfico

Publicado em

A segunda fase da Operação Sistema descobriu que um morador de rua, que também é dependente químico foi usado como laranja em um esquema milionário para lavar dinheiro. De acordo com a Polícia Civil do DF (PCDF), o crime é proveniente da venda de cocaína, traficada em vários estados do país.

A ação foi executada nessa segunda-feira (25), pela Coordenação de Repressão às Drogas (Cord). A investigação é focada na rede criminosa, que contava com empresas fantasmas e movimentações financeiras, percorrendo contas abertas em nome de terceiros.

Dentre as descobertas, a polícia identificou duas empresas fantasmas, que teriam sido abertas em Planaltina (DF). Elas integravam um espécie de “pool”, que lavava dinheiro do tráfico de todo o Brasil, inclusive de favelas cariocas.

Os investigados tinham o DF como base do esquema, e também utilizaram uma estrutura desenvolvida por um bando de Minas Gerais. O esquema foi desarticulado pela Polícia Civil mineira, durante a Operação Washing, no ano passado.

A empresa recebeu R$ 3 milhões de outras fantasmas, em nome da vítima. Cerca de R$ 70 mil também foram enviados para a firma, por um traficante de Formosa (GO), preso por organização criminosa e envolvimento com o Comando Vermelho.

As contas abertas em nome do homem em situação de rua do Distrito Federal eram operadas por pessoas que cuidam de um mercado em Planaltina. Segundo a vítima, ele conheceu os proprietários por meio de um contador.

Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Além do bloqueio de 14 contas bancárias, foram apreendidos documentos, bens de luxo como relógios Rolex e quatro veículos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Desembargador Roberval Belinati representa TJDFT em cerimônia na CLDF

Ao lado dos deputados Chico Vigilante (PT) e Wellington Luiz(MDB), Belinati, agindo como testemunha na assinatura, expressou otimismo quanto ao novo restaurante do Sesc na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Mais Radar

Adolescente apreendido após ataque com faca em escola de S. Sebastião

A polícia militar foi acionada e chegou ao local na hora do incidente. Com habilidade e paciência, os oficiais conseguiram convencer o jovem a se entregar.

No Gama: Homem bate na mulher, tenta tocar fogo na casa e vai em cana

O caso chama atenção para a gravidade da violência doméstica e a rápida resposta das autoridades na proteção das vítimas.

Denúncia expõe suposto golpe de precatórios contra aposentados da Saúde

Denúncia revela um suposto estelionato envolvendo precatórios na Secretaria de Saúde do DF, cujas vítimas são na maioria servidores aposentados.. Investigação apura esquema que envolve um servidor do HRAN e advogado

Veja vídeio; Incêndio no carnaval: susto no desfile do Império da Tijuca

O incidente gerou momentos de tensão e medo entre os membros da escola de samba e o público, mas graças à rápida intervenção dos serviços de emergência, maiores danos foram evitados.

Acidente com carreta deixa dois feridos próximo a Brazlândia

O condutor, um homem de 28 anos de idade, perdeu o controle do veículo, levando ao tombamento da carreta. Ele foi atendido e transportado pelo CBMDF ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), onde recebeu cuidados médicos.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»