Radar/Opinião

Por Ronaldo Campos Carneiro
Por Ronaldo Campos Carneiro
Comentários e análises da política econômica e social brasileira
O ASSUNTO É

Senilidade x Delito: As tristes opções oferecidas aos eleitores

Publicado em

Escutei com muita e redobrada atenção ao discurso da presidenta eleita do México. Sugiro escutar algumas vezes e refletir sobre o que foi dito.

Ela faz um voo de olhos de pássaro sobre o mundo político com verdades incontestáveis, de uma lucidez invejável neste mundo de mediocridades.

De outro lado outra potência extermina candidatos indesejáveis – tudo em nome da democracia!!! America Latina e Europa vai revezando entre direita e esquerda, pois ambas não possuem soluções ou não entregam o que prometem.

O pássaro só consegue voar se usar as 2 asas: direita e esquerda, caso contrário ira ficar dando voltas em torno de si mesmo.

Da mesma forma se não usarmos os 2 remos – direita e esquerda – de um barco não chegamos a lugar algum.

No México, jovens são sufocados e assassinados antes de mostrarem seus talentos. Ao sufocar seus melhores talentos, perde-se ótima oportunidade de ver florescer um amanhã de esperança e oportunidades.

Onde erramos que o sistema político só permite passar anões candidatos. Meu sarrafo é mais alto, na última eleição, votei, mas pedindo a Deus que não ganhasse nenhum dos dois.

Creio que milhões de americanos carregam este mesmo dilema, custo a crer que a sociedade americana não tenha algo melhor a apresentar.

Sempre admirei a justiça americana que não se deixava contaminar pelo poder econômico, porem mudou para pior, pois basta ouvir discurso de um dos candidatos na fatídica invasão do congresso para colocá-lo na jaula.

Péssimo exemplo ao mundo quando americanos deixam impune um desclassificado, pior ainda, permitem que se candidate para liderar o país.

Penso que problema começou na crise de 29 quando a economia passou a contaminar o sistema político – ideias de Keynes tiraram o país (e o mundo) do sufoco, porem isto devia ser temporário.

Keynes é o maior responsável pelo gigantismo de governos no mundo todo. É chegada a hora de retornar com a economia ao seu leito natural – iniciativa privada.

É chegada a hora de adotar um sistema que permita acesso a todos de nutrição, saúde e educação para que possa haver trabalho humano sem desgaste da força de trabalho como queria Marx.

É chegada a hora de governos reduzirem a carga tributária desde que iniciativa privada assuma responsabilidades sociais – tudo a livre preço de mercado como queria Adam Smith, Mises e Hayek.

É chegada a hora da iniciativa privada prover o necessário e embutir no preço de todos os bens e serviços oferecidos, ao invés de fazer apenas o rentável como sugeriu Joan Robinson.

Quando governo intervém na economia, como propôs Keynes, esta deixa de ser ciência regulada pela implacável lei da oferta e procura para se tornar inconfessável vontade humana, ou o destino dos governados passa a depender da virtude dos governantes.

Desafio todos, em especial aos jovens, para refletirem sobre estas propostas. Se fizermos o que sempre fizemos, os resultados serão os mesmos que sempre tivemos – pobreza, desigualdade, guerras, autoritarismo ou ditadura da burocracia.

Os filósofos se limitaram a interpretar o mundo, é preciso transforma-lo!!! Conte comigo. Ronaldo Carneiro – [email protected] – 25/6/2024

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Roosevelt homenageia dentistas em grande solenidade na CLDF

Durante a cerimônia, o parlamentar distrital entregou a Moção de Louvor a 71 dentistas, reconhecendo os serviços prestados à sociedade.

Mais Radar

Cartel dos combustíveis no DF: Cadê o Cade?

Na Coluna Opinião do Radar, o distrital Chico Vigilante celebra avanço em sua luta contra o cartel dos combustíveis no DF: "Denúncias ao Cade finalmente encaminhadas! A inação precisa acabar, e é hora de respostas firmes. Continuarei lutando!"

Je vous salue, Richelieu

*Por Carlos Nina: Li e ouvi algumas considerações sobre o recente episódio alusivo à Santa Ceia, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Condenando e defendendo a exibição.Os que condenavam, baseavam-se, principalmente, no respeito que deve merecer qualquer crença religiosa e seus símbolos.

70 anos de vida, 25 de legislatura: compromisso inabalável com o povo

Às vésperas de completar 70 anos, sendo 25 deles como parlamentar, meu compromisso com as causas sociais e os direitos dos trabalhadores permanece inabalável.

Avanços e desafios rumo à mobilidade verde: O papel do Brasil

No Brasil, o movimento também avança, com o apoio de entidades do setor e iniciativas governamentais. O C-Move Minas, nos dias 22 e 23 de agosto, será um marco importante para discutir o presente e o futuro da Mobilidade Verde.

O que temos a ver com a crise global?

Qual é o papel que devemos desempenhar nisto tudo? Entendo que...

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»