Temos que deixar as vaidades de lado e pensar grande em prol da nossa Segurança. Não há no mundo algo mais importante para a civilidade que não seja a Segurança Pública.
*Por Alfredo Júnior
omo cidadão, morador de condomínio do Altiplano Leste, participei de uma reunião na última sexta-feira (24), com várias lideranças representativas do Jardim Botânico, São Bartolomeu e do Tororó, bem como lideranças da nossa vasta zona rural onde vivem centenas de chacareiros e produtores rurais.
O objetivo do encontro foi para definir, de uma vez por todas, pela criação de um Conselho Comunitário de
Segurança (CONSEG) que possa representar de forma democrática e ampla os interesses de quem mora em condomínio e, em especial, dos moradores de chácaras, já que essa fatia da população da nossa região é a mais esquecida de políticas públicas e fica mais vulnerável à ação da criminalidade.
Em junho do ano passado, os moradores dos condomínios do Altiplano Leste e do São Bartolomeu, juntos com as autoridades da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, criaram o CONSEG/ALTIPLANO LESTE sem que contasse, no entanto, com a participação dos moradores da zona rural que abriga mais de 300 chácaras, a maioria de produtores rurais.
Logo a população ruralista contestou a criação do Conseg/Altiplano Leste por não ter havido uma ampla divulgação e por não contemplar uma vasta região esquecida pelo poder público. A reunião ocorrida na Escola Rural Interlagos, revela que é necessário recriar o Conseg que envolva a todos na busca pela construção de uma nova consciência, a qual se pretende dar ênfase à responsabilidade da sociedade pela segurança pública, prevista no art. 144 da Constituição Federal.
Precisamos de um Conseg que possa estreitar as relações entre a polícia e a comunidade e que incentive uma política de segurança preventiva voltada para quem mora nos condomínios e, mais ainda, para os chacareiros da nossa região, já que são a parte mais vulnerável.
Queremos um Conseg espelhado na experiência dos nossos vizinhos moradores do Tororó onde o policial revela-se amigo da população, gerando a confiança mútua essencial ao combate à criminalidade.
Acredito no bom senso de todos que, como eu, se integram ao Conseg /Altiplano Leste que possa voltar ao seu status quo, realizando uma nova convocação junto com as autoridades da Secretaria de Segurança, dando uma nova e ampla publicidade na região para que, de fato, esse importante mecanismo de combate a criminalidade possa ser recriado e que possa representar o interesse da coletividade. É isso que eu defendo!
* Alfredo Junior é líder comunitário e morador do Condomínio Mini Chácaras
Você precisa fazer login para comentar.