Radar/Opinião

O ASSUNTO É

POR QUE DEVEMOS recriar o Conseg do Altiplano Leste e São Bartolomeu

Publicado em

Temos que deixar as vaidades de lado e pensar grande em prol da nossa Segurança. Não há no mundo algo mais importante para a civilidade que não seja a Segurança Pública.barra-radar

junior *Por Alfredo Júnior

LETRA Como cidadão, morador de condomínio do Altiplano Leste, participei de uma reunião na última sexta-feira (24), com várias lideranças representativas do Jardim Botânico, São Bartolomeu e do Tororó, bem como lideranças da nossa vasta zona rural onde vivem centenas de chacareiros e produtores rurais.

O objetivo do encontro foi para definir, de uma vez por todas, pela criação de um Conselho Comunitário de
Segurança (CONSEG) que possa representar de forma democrática e ampla os interesses de quem mora em condomínio e, em especial, dos moradores de chácaras, já que essa fatia da população da nossa região é a mais esquecida de políticas públicas e fica mais vulnerável à ação da criminalidade.

Em junho do ano passado, os moradores dos condomínios do Altiplano Leste e do São Bartolomeu, juntos com as autoridades da Secretaria de Segurança Pública e Paz Social, criaram o CONSEG/ALTIPLANO LESTE sem que contasse, no entanto, com a participação dos moradores da zona rural que abriga mais de 300 chácaras, a maioria de produtores rurais.

Logo a população ruralista contestou a criação do Conseg/Altiplano Leste por não ter havido uma ampla divulgação e por não contemplar uma vasta região esquecida pelo poder público. A reunião ocorrida na Escola Rural Interlagos, revela que é necessário recriar o Conseg que envolva a todos na busca pela construção de uma nova consciência, a qual se pretende dar ênfase à responsabilidade da sociedade pela segurança pública, prevista no art. 144 da Constituição Federal.

Precisamos de um Conseg que possa estreitar as relações entre a polícia e a comunidade e que incentive uma política de segurança preventiva voltada para quem mora nos condomínios e, mais ainda, para os chacareiros da nossa região, já que são a parte mais vulnerável.

Queremos um Conseg espelhado na experiência dos nossos vizinhos moradores do Tororó onde o policial revela-se amigo da população, gerando a confiança mútua essencial ao combate à criminalidade.

Acredito no bom senso de todos que, como eu, se integram ao Conseg /Altiplano Leste que possa voltar ao seu status quo, realizando uma nova convocação junto com as autoridades da Secretaria de Segurança, dando uma nova e ampla publicidade na região para que, de fato, esse importante mecanismo de combate a criminalidade possa ser recriado e que possa representar o interesse da coletividade. É isso que eu defendo!

* Alfredo Junior é  líder comunitário e morador do Condomínio Mini Chácaras

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

OAB: De guardiã da justiça a palco de barganhas e de interesses pessoais

A OAB enfrenta uma grave crise de credibilidade, sufocada por interesses político-partidários e barganhas pessoais de dirigentes, como no Maranhão, comprometendo sua missão de defender a justiça e os direitos da sociedade.

Cartel dos combustíveis no DF: Cadê o Cade?

Na Coluna Opinião do Radar, o distrital Chico Vigilante celebra avanço em sua luta contra o cartel dos combustíveis no DF: "Denúncias ao Cade finalmente encaminhadas! A inação precisa acabar, e é hora de respostas firmes. Continuarei lutando!"

Je vous salue, Richelieu

*Por Carlos Nina: Li e ouvi algumas considerações sobre o recente episódio alusivo à Santa Ceia, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. Condenando e defendendo a exibição.Os que condenavam, baseavam-se, principalmente, no respeito que deve merecer qualquer crença religiosa e seus símbolos.

70 anos de vida, 25 de legislatura: compromisso inabalável com o povo

Às vésperas de completar 70 anos, sendo 25 deles como parlamentar, meu compromisso com as causas sociais e os direitos dos trabalhadores permanece inabalável.

Avanços e desafios rumo à mobilidade verde: O papel do Brasil

No Brasil, o movimento também avança, com o apoio de entidades do setor e iniciativas governamentais. O C-Move Minas, nos dias 22 e 23 de agosto, será um marco importante para discutir o presente e o futuro da Mobilidade Verde.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»